sábado, abril 24, 2004

DREAM-TEAM VENCEU SEGUNDO JOGO


Foi perante um pavilhão com 2/3 das cadeiras ocupadas que o "dream-team" azul venceu o segundo jogo desta primeira eliminatória do play-off, tendo como adversário a equipa da Oliveirense.

O primeiro período foi bastante disputado, com uma fase inicial em que a Oliveirense foi mais agressiva e certa na defesa, e uma fase posterior (iniciada com um espectacular triplo de Kevin Melson) na qual se assistiu ao progressivo aparecimento dos jogadores azuis. Durante este primeiro período, o Belenenses chegou mesmo a construir uma vantagem confortável, acima da casa dos 10 pontos, que apenas não se dilatou devido a erros (mais ou menos grosseiros) da equipa de arbitragem, que de forma incompreensível condicionou ainda na fase inicial os dois norte-americanos do Belenenses (Kevin Melson e Omar Barlett), marcando duas faltas a cada um. O primeiro período termina com o resultado em 25-14.

O segundo período inicia-se com dois triplos para a equipa azul, marcados por Luis Costa e Jorge Coelho. Todavia, quando o Belenenses parecia embalar para uma vitória folgada, a equipa adversária demonstrou grande concentração e frieza. Foi ainda durante este período que Jorge Coelho alcançou as duas faltas pessoais, o que nesta fase do encontrou condicionou a estratégia de José Couto.

Foram então lançados para o encontro Victor Alemany, Daniel Monteiro e João Monteiro, jogadores que sairam do banco para mostrar grande valor e motivação. Foi todavia nesta altura que devido a um jogo exterior extremamente forte e a novos erros de arbitragem (transposição erradamente marcada a Daniel Monteiro à qual se sucedeu um triplo da Oliveirense) a equipa adversária se aproximou do Belenenses, tendo mesmo terminado a primeira parte do encontro com uma vantagem de um ponto: 39-40.

No terceiro período assistiu-se a uma grande sucessão de ataques falhados por parte do Belenenses, o que permitiu à Oliveirense manter a esperança de chegar à vitória. Todavia, e numa fase em que ja se encontrava lesionado, Omar Barlett fez a diferença (não apenas através dos pontos que marcou como também porque colocou o n.º10 da Oliverense, Damon Thornton, com 4 faltas pessoais). Nuno Marçal continuava a aproveitar alguns erros do Belenenses para lançar de 3 pontos com sucesso.

A equipa de arbitragem continuava também em evidência, e em poucos segundos marca 2 faltas a Luis Costa. Os jogadores azuís não se deixaram todavia intimidar, e chegaram ao final do 3º período com o jogo empatado a 65 pontos, deixando tudo em aberto para derradeira etapa do jogo.

O último período começa com um espectacular triplo de Nuno Perdigão, ao qual responde Carlos Seixas com um belo lançamento. 68-68, e o jogo parecia estar "para durar". Todavia, foi nesta altura que o espírito de equipa dos jogadores Belenenses sobressaiu: uma estratégia defensiva bem montada permitiu ao Belenenses chegar aos 81-70, com Melson a marcar 7 pontos seguidos.

O jogo todavia ainda não estava entregue à equipa azul. A 29 segundos do fim, e depois de diversas perdas de bola, a equipa nortenha encontrava a apenas 3 pontos (83-80). Tudo parecia ainda possível.

Barlett foi então para a linha de lance-livre, colocando o resultado em 84-80. Responderam os cinco de Oliveira de Azeméis com novos dois pontos, diminuindo a diferença para 2 pontos. Jorge Coelho sofre falta e concretiza mais dois pontos para o Belenenses (86-82). A Oliveirense responde com novos dois pontos, fixando a 5 segundos do fim o resultado em 86-84, todavia, a tarde era dos azuís e houve ainda tempo para aumentar a vantagem para 4 pontos. O jogou terminou com posse de bola para o Belenenses e o resultado fixado em 88-84.

Fica assim a equipa do Belenenses a uma vitória da segunda elimatória dos "Play-off". Recorde-se que a próxima partida é jogada em Oliveira de Azeméis, no próximo dia 29 de Abril. Que os nossos Guerreiros voltem com a presença garantida na próxima fase.







Sem comentários: