quarta-feira, abril 16, 2008

Net Azul: www.estadiodobelenenses.com

Blog do Belenenses: Luis Vieira


O blog Belém Livre descobriu um site interessantissimo - www.estadiodobelenenses.com - onde podemos encontrar o primeiro projecto apresentado por Ramos Lopes em 1999 para a reconversão do Complexo Desportivo do Restelo. O projecto contemplava um estádio novo e a transferência para outros terrenos (possivelmente Oeiras) dos campos de treino.

Este projecto foi vetado pelo presidente da Câmara de Lisboa João Soares porque não autorizava a demolição do Estádio do Restelo. João Soares que, tal como o blog Belém Livre relembra e bem, foi feito sócio de mérito em Fevereiro de 2005 por Sequeira Nunes. Enfim...


Projecto Imobiliário - Novo Estádio - Ramos Lopes


Relembramos ainda que Ramos Lopes apresentou mais tarde um novo Projecto Imobiliário em parceria com o Grupo Amorim e a Somague denominado Espaço Belém, em que se previa a recuperação do Estádio do Restelo, mas este foi travado por um parecer negativo do IPPAR, alegando que interferia com o sistema de vistas da zona.


Projecto Imobiliário - Espaço Belém 1 - Ramos Lopes

Em 2004, Sequeira Nunes reformulou o projecto para se adequar às exigências do IPPAR, mas mais uma vez foi alvo de críticas e o presidente da CML de então - Santana Lopes - apresentou em Maio de 2005 uma proposta em que o Belenenses se comprometia em não construir nos seus terrenos do Restelo e em troca a CML cederia alguns terrenos da EPUL situados a norte do Complexo.


Projecto Imobiliário - Espaço Belém 2 - Sequeira Nunes

Entretanto, Santana saiu para o Governo mas o seu sucessor, Carmona Rodrigues, confirmou o acordo. Os problemas da CML, com a queda do executivo e as consequentes eleições, só vieram causar mais atrasos ao projecto.

O novo presidente da CML António Costa e a direcção anterior já se reuniram no fim de 2007 e em Janeiro deste ano ficou acordada a constituição de uma comissão conjunta para acompanhar o projecto.

Entretanto aguardamos todos por novidades... Mas já passaram 10 anos, e por cada ano que passa deixamos de ganhar 1,5 milhões de euros...

Sem comentários: