sábado, setembro 16, 2006

Pentatlo Moderno - Protesto do atleta André Pereira

Blog

Exmº Sr. Lisboa, 11 de Setembro de 2006
Presidente do Conselho Disciplinar FPPM
Presidente do Conselho Jurisdicional FPPM
Presidente do IDP

Chamo-me André Louçã Rodrigues Pereira e sou atleta de Pentatlo Moderno. Venho, por este modo, fazer-Vos uma exposição de alguns factos ocorridos no seio da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno, solicitando a Vossa intervenção para que tais factos não se voltem a repetir.

No Campeonato Nacional Absoluto de Pentatlo Moderno, realizado em Lisboa, em Julho de 2006, para além de atleta eu era o Delegado do Clube de Futebol “Os Belenenses”. Devido a várias irregularidades e incumprimentos do Regulamento Competições da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno, fui ter com o Director de Competição, Sr. Nuno Marmelada, e com o Delegado Técnico da Federação, Sr. Carlos Silva Campos, que me exigiram 100 euros de caução para apresentação do protesto formal, sendo este valor quatro vezes superior ao definido no Regulamento de Competições da FPPM (1.42).

Deste modo, foi colocado um entrave à verdade desportiva, uma vez que na altura eu não possuía o valor irregulamentar que me exigiam. De qualquer dos modos também não haveria sido constituído qualquer Júri de Recurso no início da competição, como os regulamentos também obrigam.

Deste modo, gostaria de ver os resultados desportivos corrigidos e os intervenientes responsabilizados pelo sucedido, para que situações idênticas não mais se repetissem.

Continua...

Em termos desportivos, o que se sucedeu foi o seguinte:

Como podem confirmar nas filmagens da competição, houve atletas que não tinham o equipamento com o seu nome das costas, na disciplina de tiro. De acordo com os regulamentos em vigor implica 20pts de penalização.

Levei uma penalização de 100pts por “assistência não autorizada” (Regulamento UIMP e FPPM 5.7.18) ou “ajudas externas” como defeniu o Director de Competição. Solicitamos a anulação desta penalização pelas razões que passamos a indicar.

Nos regulamentos em vigor d FPPM e UIPM não está exemplificado o que é “assistência não autorizada”, estando no regulamento da Federação Equestre Internacional acções tais como fornecer stick ao atleta em competição, entrar na pista sem a devida autorização, stickadas dadas por alguém que não o próprio atleta num cavalo em competição,... Assim sendo, “ajudas orais” já não são consideradas “assistencias não autorizadas” na FEI.

Quando questionados pela treinadora, Prof. Teresa Albuquerque, o árbitro Nuno Lopes afirma que a penalização se justifica por a treinadora ter dito para dentro da Pista “Direita” durante a minha prova de hipismo, no momento em que eu seguia para o último salto, que era para a esquerda. Algo pouco lógico para se dizer nessa situação e é óbvio que não é “com o intuito de ajudar o atleta” (Regulamento UIMP e FPPM 5.7.18). A Treinadora disse, na realidade, “Segue, segue!”, um incentivo e não uma ajuda.

Utilizando o mesmo critério que me foi aplicado, quase a totalidade dos atletas teria que ser penalizada, como certamente poderão confirmar nas filmagens que foram feitas ou com testemunhos do público presente.

As séries de natação foram feitas de acordo com os tempos da última competição nacional e não como está definido nos regulamentos em vigor “por ordem de ranking deacordo com o seu tempo de natação” (Regulamento de Competição FPPM 1.29, 3.a)). Quando o Delegado do CFB informou o Director de Competição que as sérires não estavam bem e solicitou que as mesmas fossem corrigidas, este afirmou que tal não iria acontecer e aconselhou o CFB a apresentar um protesto.

No inicío da competição não se realizou qualquer Reunião Técnica, nem foi anunciada a constituição do Juri de Recurso. Ver regulamentos em vigor (Regulamento de Competições FPPM).

Dois treinadores registaram nos seus cronómetros o tempo de 2min05sec na minha prova de natação, tendo sido o tempo oficial de 2”06”8. Uma vez que de acordo com o 3.28 3. do Regulamento de Competições da FPPM “Se não está disponível registo automático em Campeonatos Nacionais da FPPM, deverão ser utilizados três cronometristas por pista” e só foi utilizado um cronometrista. Deste modo, solicito que o tempo seja verificado com recurso às filmagens da prova e rectificado, se verificada alguma diferença.

Todos estes factos podem ser confirmados com testemunhos de atletas, treinadores, público presente ou com recurso às filmagens da competição.

À Vossa inteira disposição para qualquer esclarecimento,

Com os melhores cumprimentos,

André Pereira

Sem comentários: