sexta-feira, setembro 08, 2006

Este também é anjinho...

L.Rodrigues

Artigo publicado no Público:

Luís Filipe Vieira apanhado nas escutas a escolher árbitro

Escutas telefónicas incluídas no processo principal do Apito Dourado revelam negociações entre Valentim Loureiro e Luís Filipe Vieira para a escolha do árbitro que iria dirigir a semifinal da Taça de Portugal da época de 2003/2004, entre o Benfica e Belenenses. Para saber mais, ler a edição de hoje do PÚBLICO.

Vieira dá conta a Valentim do seu desagrado pelo facto de o árbitro que tinha sido indicado para o jogo ter sido substituído. Valentim propõe-lhe nomes alternativos.

Por quatro vezes, Vieira recusou, usando argumentos como “não me dá garantias” ou “isso é tudo Porto”.

À quinta sugestão, finalmente acedeu. O árbitro que acabou por ser nomeado, João Ferreira, dirige amanhã a estreia do Benfica na Liga, num jogo com o Boavista.

Nota - Lembro-me perfeitamente desse jogo. Perdemos 3-1, numa época terrível, e não jogámos nada. Pois. Mas convém dizer o que aconteceu no 1º golo... que é sempre o mais difícil: Sokota está fora de jogo de uns 10 metros (o Belém tinha saído em contra-ataque) e é-lhe endossada a bola. Toda a gente pára, a nossa defesa, o Marco Aurélio e o Sokota. A bola vai a rolar na sua direcção e o Miguel vem a correr que nem louco lá de trás. Quando a bola vai bater nos pés do Sokota, ele dá um passo para o lado... o árbitro ainda não tinha apitado. Pois... o Miguel apanha a bola e é golo (penso que a passou a alguém que entretanto apareceu, talvez o Nuno Gomes). Como qualquer ser normal percebe, obviamente o Sokota tem interferência na jogada...

Actualização

Aqui fica o link para a crónica do jogo, de onde extraio o que é relevante da mesma para este caso (e dá para perceber que a minha memória já teve melhores dias, em cima baralhei os jogadores encarnados que estiveram na jogada):

"Miguel 5 metros fora-de-jogo no 1º golo, a bola passa-lhe rente às pernas, a nossa defesa para, nada é assinalado e surge, penso que o João Pereira, a colocar a bola no meio da área... é o Sistema."

"Nota final para a arbitragem, habilidosa, como de costume, portanto nada de novo."

Sem comentários: