sexta-feira, setembro 29, 2006

Assembleia Gera 28/09/2006l: Resumo final

L.Rodrigues

O presente artigo tem por base a "transmissão live" da AGE de ontem, feita em contacto por sms entre mim e o Luís Vieira, que ia colocando os tópicos on-line. Como é óbvio, acabaram por se registar algumas imprecisões, que agora foram corrigidas, tanto quanto me foi possível recordar. Queiram fazer o favor de clicar em "abrir artigo":

21:18
- A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) começou.
- Estão presentes cerca de 150 pessoas
- Machado Rodrigues pede desculpa por ter convocado Assembleia Geral Ordinária.
- Votação para corrigir o erro, passando de AG Ordinária a AG Extraordinária, com aprovação por unanimidade.
- Cabral Ferreira elogia a presença da Fúria Azul (FA) e dá os parabéns à claque pelo seu 22º aniversário.

21:24
- Cabral Ferreira (CF) apresenta o Plano de Acção Imediata (PAI)

21:31
- As modalidades estão classificadas em 3 niveis. As de nível 1, são aquelas às quais o clube cede instalações, verba para atletas e treiandores. As de nível 2 aquelas às quais o clube cede instalações e verba para treinadores. E as de nível 3, aquelas às quais o clube cede apenas instalações.
- Os terrenos do Projecto Imobiliário não passam de promessas, que por isto ou por aquilo acabam por não se concretizar.

- Ricardo Schedel (vice-presidente para a área financeira) apresenta o PAI em numeros:
-- Orçamento Rectificativo (OR) apresenta o 1º semestre real e o 2º contém o orçamento de contenção. O 1º semestre está influenciado pelo acerto de 2005 relativamente à compra de bilhetes pelo clube à SAD (150 mil euros mês).
-- O Bingo teve uma quebra de 200 mil euros no primeiro semestre.
-- O primeiro semestre teve um resultado negativo de 1.230 mil euros.

21:37
- Os sócios vão começar a falar.

21:55
- Abel Vieira começa a sua intervenção: fala do pedido da AG em Maio e da recolha de assinaturas. Fala da lotaria do caso Mateus. Diz que tem vergonha da época anterior e que falta apurar os responsáveis. Fala ainda das amadoras e de perdermos 2 mil sócios por ano. Diz ainda que somos filiais dos da 2ª circular. Fala do Zé Pastel - o que se senta nas bancadas do Restelo sem convite.

21:58
Abel continua a falar e contesta as condecorações e o jantar do casino. Diz que nem ele nem o Zé Pastel serão convidados, nem terão vontade de lá ir.

Resposta do Presidente da AG relativamente às assinaturas: 45 assinaturas correspondiam a sócios sem as quotas em dia, 1 atleta, 1 menor e 4 sócios com menos de 1 ano de associado.

22:06
- Um sócio começa a falar: diz que avisou Cabral Ferreira que José Couceiro iria levar o clube para a 2ª Divisão. Diz que Pedro Alves foi colocado a jogar por José Couceiro para descermos. Diz ainda que é o Conselho Geral e não Cabral Ferreira que gere o clube. Finalmente diz que se deve dinheiro no andebol e que o Vice-Presidente Miguel Barreiros lhe "ofereceu porrada" no ano passado.

- Fala Fernando Trindade: votou Cabral Ferreira e está desiludido. Diz que CF quer protagonismo em vez de o dar ao clube.

22:09
- Fernando Trindade continua e diz que CF atingiu o principio de Peter. Diz ainda que os mandatos devem ter 3 anos. Faz uma referência ao homem dos emblemas e quer saber por que não ficamos com os emblemas como o homem quer. [está referir-se a uma reportagem publicada pelo jornal "A Bola"]

22:22
- O sócio continua: diz que temos a cruz de Cristo e portanto podemos nos tornar no clube dos cristãos de todo o mundo! Diz ainda que esteve envolvido no projecto imobiliário antigo e diz que está dentro do PDM. O sócio continua e diz que a equipa da SAD não sabe de futebol e não percebe porque Barros Rodrigues saiu. Cabral Ferreira é um escravo do clube mas isso não chega.

- É a vez de Pedro Patrão falar. Fala da quotização e diz que em Abril avisou que era surreal perdermos 2 mil sócios por ano. Faz diversas perguntas: quantos sócios temos e qual a duração dos contratos da Sport TV e da Loja Azul. Por fim, diz ainda que o Orçamento Rectificativo viola os estatutos.

22:30
- Paulo Moura inicia a sua intervenção. Começa por dizer que toda a gente na SAD devia ser profissional à excepção do presidente. Diz ainda que não deviamos ter prosseguido com o Caso Mateus por uma questão moral!!! É vaiado pela assistência.

22:47
- Paulo Moura continua e diz que "A Bola" favorece Cabral Ferreira, há muitos anos que não aparecíamos tanto nos jornais, mas é sempre por causa do presidente! Outra vaia!!!

- Aparece outro sócio a falar e diz que o anterior fala como se fosse do Gil. Diz ainda que com 1,5 milhões de contos não podemos fazer uma época miserável como a anterior.

- Fala agora Rui Almeida que pertencia à comissão que reuniu as assinaturas. Diz que nessa altura o clube precisava de vida e que o clube não ia parar porque estava pronta a entrar uma comissão administrativa. Se tivesse havido Assembleia Geral na altura, Cabral Ferreira já não era presidente agora. Diz ainda que só existe Orçamento Rectificativo por exigência do Conselho Geral e é este orgão que manda! Continua a dizer que Cabral Ferreira faltou ao respeito ao falar com os sócios com as mãos nos bolsos! Temos que acabar com o amadorismo e profissionalizar o clube. Pede a Cabral Ferreira que peça uma moção de confiança.

22:52
- Fala agora Luis Cruz, membro do Conselho Geral. Diz que se sente ofendido com as declarações anteriores. Diz que o CG não pode impor nada a ninguem!! Se fossemos para a Liga de Honra era irreversivel e podia ser o fim do clube a médio prazo. A direcção não podia cair! Diz que não está satisfeito mas há que ter bom senso. Pede que se convoque agora nova AGE para a direcção se demitir.

23:02
- Fala Paulo Conceição. Quer saber porque sairam Barros Rodrigues e Luis Baptista.

- Intervenção de Luis Pires, ex-presidente do clube. Diz que ele e Matias foram afastados do CG por serem muito incómodos. Diz que há gente de outros clubes no Belenenses. Pede ainda 1 voto para cada sócio, senão há sempre continuidade.

- É a vez de Antonio P.. Enaltece Anaiz Moniz.

23:13

- Barros Rodrigues vai iniciar a sua intervenção. Faz-se silêncio no pavilhão. BR tem estado em período de nojo e regressou hoje. Diz que a SAD que presidia falhou mas não ainda sabe porquê. Teve José António com contrato com clausula para ir para o estrangeiro. Tambem Manuel José tinha contrato mas a mulher não o deixou vir! Pré-época correu bem e começámos o campeonato bem. Diz ainda que votou contra o Couceiro e diz que este o desiludiu como homem. Diz que sem a entrada de Couceiro e as compras de Janeiro o desvio tinha sido inferior a 5%. Diz que as contas da SAD são uma farsa porque dependem das transferências do que o clube faz para a sociedade desportiva. Diz que se este ano a transferência fosse igual à do outro ano a SAD teria um lucro fabuloso. O Belenenses precisa de um downsizing. As crianças não querem o Belem. Temos de ser um clube de futebol! Doa a quem doer!

23:21
- Barros Rodrigues continua... Foi por isso que apostou na Europa. Diz também que lhe doi quando lhe chamam "maluco". Acha que tinhamos condições para lutar pela Europa. Infelizmente não foi cumprido. Teve problemas de tesouraria desde o inicio e não sentiu o apoio do clube, sendo que logo no início dos problemas o clube recebeu um reembolso de IVA de 800.000 euros, e o futebol não recebeu nada desse dinheiro. Diz que o contrato com a Sport TV não foi antecipado e diz ainda que é impossivel qualquer equipa ter menos de 4 milhões de euros na primeira liga.

23:29
- e continua... Diz que não tem ambições politicas. Deviamos só ter um estádio de futebol todo remodelado. Diz que o Belém é o unico clube com mais sócios do que adeptos. Temos de ir à Europa. Não temos condições para ter todas as modalidades. Quando as coisas tão más temos de nos focar. Quer um Belém forte e na Europa. Penitenciasse pelo que aconteceu mas não consegue perceber o que aconteceu. Não sendo uma ciência oculta, o futebol não é uma ciência exacta.

23:36
- Intervenção de João Almeida. Quem tem responsabilidades tem pouca convicção e as criticas são sempre as mesmas. Quem manda tem que mandar mais e quem critica tem que criticar melhor. Não podemos viver do passado. Temos orgulho, mas muitos nunca viram essas glórias. O futebol é a razão de ser do clube. E é aí que podemos ser maior

23:40
- E continua... Os clubes têm de ser geridos de forma profissional. Não se revê na direcção nem na oposição. O clube não tem imagem nem dinâmica!

23:55
- Elisio Gouveia diz que com 300 mil contos por ano investido em formação somos um clube de topo. Diz que temos que comprar treinadores de equipas de divisões inferiores para ter o plantel deles na mão no final da temporada. Diz que se lhe derem 300 mil contos ele trata disso, monta a escola de formação com base no modelo espanhol, que tão bem conhece.
Palavra à direcção.

- Ricardo Schedel diz que houve poucas perguntas sobre o Orçamento e basicamente não falou nada especial em relação ao orçamento.

- Cabral Ferreira pede desculpa por falar sem casaco mas não permite que critiquem a forma como se veste ou age. Diz que não tem problemas com Assembleias Gerais e que esteve no meio dos sócios quando chegou de Barcelos e não foge de ninguém. Diz que "temos 8 a 9 mil sócios contribuintes. Nos ultimos 2 meses temos tido muitos sócios antigos a regressar". Pergunta o que a história diria desta direcção se não avançasse com o caso Mateus. Hoje o caso Mateus morreu com a decisão do TAFL. Saúda o regresso de Barros Rodrigues e não sabia que este tinha votado contra Couceiro. "Foi um nome que foi acordado num almoço. Nascemos como um clube eclético basta ler os estatutos! Temos de discutir como ser ecléticos e não o facto de o ser". Entretanto, um sócio começa a discutir com Cabral Ferreira e cai pela bancada!

- Machado Rodrigues diz que tem de se discutir o clube.

0:22
Votação do OR:
- votos a favor: 34
- votos contra: 22
- abstenções: 32

Inicialmente foi dito pelo Eng. Machado Rodrigues que o Orçamento Rectificativo havia sido aprovado, mas após contestação do sócio Pedro Patrão, a decisão foi alterada. Isto porque os estatutos, no seu Artigo 74º, exigem maioria absoluta, logo o OR não foi aprovado. Note-se que gerou mal estar porque a grande maioria dos presentes na votação já tinha saído e muitos dos abstencionistas queixavam-se que se soubessem que a abstenção contava, teriam votado favoravelmente.

O Orçamento Rectificativo será discutido novamente na Assembleia Geral de Novembro.

Sem comentários: