quinta-feira, maio 25, 2006

Selecção do Dia: Espanha

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image HostingEspanha
Grupo H: Ucrânia, Tunísia e Arábia Saudita

Nunca foram campeões do mundo, nem sequer provaram o sabor de uma final, mas contam já com 12 participações em fases derradeiras da competição organizada pela FIFA.

Após uma qualificação algo atribulada, muito devido à Sérvia e Montenegro, a Espanha conseguiu o bilhete para a Alemanha após um play-off, bem disputado, com a Eslováquia.

Com uma selecção de jogadores composta maioritariamente por futebolistas que actuam no campeonato espanhol e inglês, Luís Aragonês tem ao seu dispor um leque de jogadores fantástico, com cerca de 30 ou mais possíveis seleccionáveis.

A «Fúria espanhola» varia as suas formações tácticas consoante os adversários, mas nunca foge ao 4*4*2 ou ao 4*2*3*1. Com uma linha defensiva fortíssima e cheia de personalidade, a Espanha joga normalmente com Del Horno (Chelsea) na esquerda, Michel Salgado (Real Madrid) na direita e no centro da defesa, a voz de comando Carles Puyol (Barcelona) apoiado por Sérgio Ramos ou Marchena. No miolo do terreno, a velha raposa, utiliza invariavelmente Xabi Alonso (Liverpool) e o já recuperado Xavi (Barcelona), este dois homens não são só destruidores de jogo, como são excelentes promotores das manobras ofensivas desta equipa. Nas alas actuam os irrequietos e rapidíssimos Luís Garcia (Liverpool) e Joaquim (Bétis). Na frente de ataque o maior goleador de todos os tempos da selecção espanhola – Raul e «el Niño» Fernando Torres (Atlético de Madrid).

«Nuestros hermanos» contam ainda com excelentes opções no lote dos 23 escolhidos, destacamos Iker Casilhas será o guarda-redes titular, Albelda (Valência), Fabregas que é um verdadeiro fenómeno (titular do Arsenal aos 16 anos), Iniesta (campeão europeu pelo Barcelona), Reyes (Arsenal), David Villa (segundo melhor marcador do campeonato espanhol), … são inúmeras as opções.

Apesar de ter excelentes formações, ao longo do seu historial, parece fadada a cair nas grandes competições. A sua maior conquista foi um 4ª lugar no já longínquo ano de 1950,no campeonato do mundo realizado no Brasil.

O grupo H parece ao alcance da Espanha, sendo a Ucrânia e a Tunísia os seus opositores mais fortes. A Arábia Saudita parece mais acessível.

Dados
Selecção: Espanha
Fundação: 1904
Títulos mundiais: -
Equipamento: Camisola vermelha e calções azuis
Seleccionador: Luís Aragonês
Figura dos mundiais: Emílio Butragueño
Estrela: Raúl

Sem comentários: