domingo, maio 21, 2006

Selecção do Dia: Croácia

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image HostingCroácia
Grupo F: Brasil, Austrália e Japão

Após a magnífica presença no mundial de França de 1998, onde conquistou o terceiro lugar, com o melhor marcador da competição e provavelmente o melhor jogador de sempre daquele país: Davor Suker, esperam-se desta Croácia grandes feitos, nos maiores palcos mundiais. Este país participa pela terceira vez, em três possíveis, numa fase final de um mundial.

Esta selecção é orientada por Zlakto Kranjkar, antigo jogador da desmembrada Jugoslávia. Como modelo táctico, apresenta-nos um 3-5-2, com dois laterais ofensivos e um meio campo bastante povoado.

Esta formação é composta por jogadores, que estão espalhados por toda a Europa do futebol. O esteio da defesa, por norma, é o veterano Robert Kovac, apoiado pelos defesas Simunic e Igor Tudor. Os laterais, desempenham uma função bastante importante, pois devido ao modelo táctico desta selecção, são eles que vão executar os cruzamentos para os avançados. Srna e Babic são os homens escolhidos para estas posições. Na linha da frente pontificam o gigante Prso e os irrequietos Klasnic e Balaban. O número 10, desta equipa é curiosamente o filho do seleccionador: Niko Kranjcar, com uma técnica frenética e uma visão de jogo impressionante, não é seguramente a cunha do papá que o mantém como titular indiscutível.

Apesar de nas suas fileiras não apresentar nenhuma figura de topo do futebol europeu, esta selecção vale pelo seu colectivo e pela sua organização táctica, merece por isso todo o respeito dos «papa-títulos».

Integrados no grupo F, não terão dificuldades em segurar o segundo lugar do mesmo, visto que o cabeça de série do grupo é o gigante Brasil. Restam ainda a Austrália e o Japão (menos exuberante que num passado recente), selecções ao alcance dos croatas.


Dados
Selecção: Croácia
Fundação: 1992
Títulos mundiais: 0
Equipamento: Camisola aos quadrados vermelhos e brancos e calções azuis
Seleccionador: Zlakto Kranjkar
Figura dos mundiais: Davor Suker
Estrela: Niko Kranjcar

Sem comentários: