quinta-feira, maio 11, 2006

Canto do Manel




Nota: Artigo escrito antes da ultima jornada

Não vou criticar, nem comentar o último jogo frente à Académica, pois quem quer ir à Europa (inicialmente) e não garante a manutenção num jogo que mais fácil não poderia ter sido, não merece nem uma palavra de respeito ou incentivo.

Com obrigação de muito, muito mais, encontramo-nos ainda em maus lençóis e acho que é a melhor altura de ver aquilo que correu mal durante toda uma época recheada de más exibições e consecutivas falhas de quem mais manda e gere o clube.

Inicialmente até tudo parecia encaminhado para aquilo que todos sonhávamos, com uma equipa destas, um treinador (Carvalhal) que já tinha mostrado o seu valor, uma nova direcção que só falava de Europa, adeptos e jogadores motivados pelas promessas feitas à bem pouco tempo.

Parecia realmente que estávamos a um pequeno passo da Europa que há tantos anos nos foge. Mas o mal foi mesmo esse! Muita ambição, sim senhor, mas pouca humildade fizeram deste plantel, uma "equipa" repleta de jogadores individuais. Cada um queria dar nas vistas, parecia uma "Dream Team", cheia de Ronaldinhos e Zidanes que num estalar de dedos conseguiam a Europa sem fazer muito esforço... mas todas essas estrelas nunca souberam jogar em equipa, nunca souberam olhar para a direita ou para a esquerda e tentar, ou fazer um pequeno esforço para conhecer o seu colega de equipa.

Quase me apetece dizer, "era cada um por si", ataque é ataque, defesa é defesa, e união entre ataque e defesa? Que se lixe... afinal o objectivo é dar nas vistas para o ano ver qual a cor da camisola, Verde, Encarnado ou então o mesmo Azul, mas com riscas, está claro...

Mas lá ia o Belenenses sempre ali na corda bamba e até existiu uma altura que parecia querer mesmo chegar a um lugar Europeu, depois de ter sido eliminado da Taça de Portugal, ainda tentou a sua sorte, mas o futebol praticado era mau demais, tão mau que ao intervalo muitos adeptos com entradas à borla saiam logo ao intervalo, para não adormecer ou sofrer ainda mais.

Não é difícil ver que o ano foi mau, ou melhor, péssimo, mais um época de aflitos sem qualquer tipo de vontade e determinação em elevar o nome do clube a terras Europeias, e assim continuamos a viver um enorme pesadelo que parece não querer ter um fim.

Mas mesmo sabendo de tudo isto, mantemo-nos fiéis ao nosso clube, às nossas cores, ao nosso símbolo, pois é difícil abandonar algo que tanto gostamos desde que somos bem pequeninos, o Belenenses é grande, muito grande, mas tem estado escondido, tão escondido, que nem sabe transmitir a um simples jogador, o que realmente é ser Belenenses e a dimensão que este tem...

No ano em que completo os meus 25 anos de sócio, volto a sentir-me o pior adepto do mundo, não por virar as costas ao Belenenses (porque isso nunca o faria), mas por não poder dizer a todos os Presentes, que realmente somos dos maiores, pois isso seria uma mentira e a classificação actual revela isso mesmo.

Descendo ou não, continuarei esta enorme luta que não tem sido fácil, mas que realmente começa a ser algo cansativa e difícil de suportar.

Quando se nasce Belenenses morre-se Belenenses e disso não duvido, só espero que todos continuaremos nesta luta e que para o ano estejamos por esta altura garantidos na Europa, seja qual for o orçamento. Agora só nos falta provar que ainda somos Belenenses e no próximo jogo fazer uma enchente em Barcelos.

Este artigo foi escrito a semana passada, realmente confirma-se o que foi dito.

Abraços e

VIVÓ BELÉM

Sem comentários: