domingo, maio 28, 2006

Caso Mateus - Presidente do Lixa com mais dados

Blog

Artigo publicado em A Bola, versão papel

"Mateus não podia jogar na Liga

MANUEL SOUSA, PRESIDENTE DO LIXA, ASSEGURA QUE AVISOU O GIL VICENTE DAS DIFICULDADES PARA INSCREVER O ANGOLANO

O presidente da Direcção do Lixa, Manuel Sousa, tratou de todo o processo negocial que envolveu a venda do angolano Mateus ao Gil Vicente. Conhecedor profundo de todos os pormenores que envolveram a transacção, o dirigente acedeu a explicar, em exclusivo a A Bola, o que se passou e, assumindo todas as suas afirmações até às últimas consequências, deixa fortes críticas aos de Barcelos: «Avisei-os de que o Mateus era amador e não podia ser inscrito como profissional na Liga, mas eles não quiseram saber. Agora, o resultado está à vista.»

Remetido ao silêncio durante meses relativamente ao «caso Mateus», Manuel Sousa optou sempre por não se pronunciar sobre esta questão, mas depois de ver tanta tinta correr, o presidente do Lixa decidiu dar o seu contributo e esclarecer alguns factos que envolveram a mudança do avançado angolano para o Gil Vicente.
Começando pela transferência propriamente dita, Manuel Sousa afirma que, na primeira reunião com responsáveis gilistas, colocou estes ao corrente de tudo: «No encontro com Paulo Alves, director desportivo do Gil Vicente, e Pedro Macieirinha, que se apresentou como advogado do clube, expliquei que o Mateus era amador e que não podia jogar na Liga. Aliás, disse-lhes que, se fosse profissional, há muito que já tinha ficado acertado com o V. Guimarães.»
Aliás, o presidente do Lixa afirma que essa não foi a única vez que avisou os dirigentes do Gil Vicente: «Na segunda reunião, desloquei-me a Barcelos para acertar o contrato, discutir números e, na presença do presidente António Fiúza, voltei a dizer que o jogador era amador. Sugeri que, caso eles não conseguissem inscrever o Mateus na Liga, então que enviassem o atleta de regresso à Lixa e na época seguinte inscreviam-no sem problemas, mas da parte do Gil Vicente foi-me dito que o problema era deles e que o resolviam.»
Por outro lado, Manuel Sousa acrescenta que houve clubes que não contrataram Mateus devido às dificuldades de inscrição: «V. Guimarães e P. Ferreira mostraram interesse no jogador, mas quando os informei que ele era amador, recusaram contratá-lo.»

De cinco cheques: só um foi pago
O presidente do Lixa vai ainda mais longe e deixa fortes críticas aos dirigentes do Gil Vicente no que respeita ao pagamento da transferência de Mateus. Segundo Manuel Sousa, «tinha ficado acordado o pagamento faseado em cinco vezes», no entanto o dirigente afirma que ainda aguarda grande parte do dinheiro: «Só foi pago ao Lixa um cheque, na altura em que o Mateus jogou. Depois do atleta nunca mais ter jogado, também nunca mais foi pago um único cheque. Marquei uma reunião com a Direcção do Gil Vicente e disseram-me para passar um documento em como os cheques tinham sido roubados e eles passavam outros cheques. Aguardei até que tentei marcar outra reunião e então ligou-me uma funcionária do Gil Vicente a transmitir-me uma mensagem da Direcção, em que me disse para ter calma, porque, enquanto houvesse pó no ar, ficava tudo em stand-by.» Perante este cenário, Manuel Sousa mostra-se «muito desiludido», até porque «estava a contar com o dinheiro da transferência do Mateus para pagar o último mês de salários aos atletas do Lixa e agora o clube está com muitas dificuldades.»

Dois contratos
No que respeita ao contrato estipulado com o jogador, Manuel Sousa afirma que «Mateus assinou um contrato de dois anos e meio», algo que foi posteriormente alterado: «Fiquei muito surpreendido com soube que o jogador tinha assinado por quatro anos. O Lixa foi defraudado, porque, neste caso, teríamos pedido mais dinheiro pelo atleta e também mais que 25 por cento de direito numa futura transferência do Gil Vicente para outro clube.»
O presidente do Lixa assegura estar pronto para «defender tudo que disse perante as instâncias competentes» e afirma que «a assessoria jurídica do Lixa está a analisar todo este caso, ponderando accionar judicialmente o Gil Vicente, nomeadamente pela falta de pagamento da transferência do Mateus.»

Sem comentários: