sexta-feira, novembro 17, 2006

Escrever Direito - Votação Record





Termina hoje a votação para a eleição do maior desportista de todos os tempos, da autoria do jornal Record. Apesar de esta ser uma iniciativa com alguma piada e estimulante para as nossas mentes, não posso deixar de comentar os criterios que estiveram na origen da elaboração da lista que o dito jornal levou a votação.

Daquilo que percebi, a eleição servirá para premiar (isto num sentido obviamente literal porque muitos dos contemplados já nem são vivos) o melhor ou maior desportista português de sempre. Não estamos, pois, a falar de eleger o melhor futebolista português de todos os tempos, penso eu. Então, se não estamos, é legítimo perguntar quais foram os criterios utilizados para a selecção feita.

Um desportista é, na minha opinião, alguém que se destacou dos demais desportistas por uma qualquer razão específica. Será, igualmente, alguém que contribuiu significativamente para o desenvolvimento e para o prestígio e divulgação de uma determinada modalidade. Assim como, por fim, alguém que elevou o nome do país, o fez ficar mais conhecido e deu uma ajuda a que este ganhasse maior credibilidade, prestígio e respeito.

Ora, partindo desta definição, pergunto… o que estão lá, por exemplo, a fazer o António Sousa? E António Oliveira? Que têm eles a mais, por exemplo, que os jogadores do Porto que foram campeões da Europa com o Mourinho, como o Maniche, o Costinha ou o Ricardo Carvalho? É por terem sido treinadores? Mas um treinador é um desportista? E depois… está lá o João Pinto que foi o capitão da equipa do FCP que foi campeã europeia em 87, não está? Então porque não está igualmente o capitão da equipa do FCP que foi campeã europeia em 2004? Porque não está Jorge Costa?

Não percebo…

E o Ricardo do SCP? Porquê o Ricardo? Que tem ele a mais do que teve o guarda-redes da brilhante Selecção Nacional do Campeonato do Mundo de 1966, que, por acaso, até era do Belenenses, o grande José Pereira, o pássaro azul?

Igualmente não percebo

Depois… JVP… com possibilidade de ser eleito o melhor desportista portugués de todos os tempos (era só Vale e Azevedo não ter corrido com ele no SLB e hoje todos os benfiquistas votavam no “menino de oiro”)… Logo ele que deu um soco num árbitro, num jogo de qualificação, em pleno Campeonato do Mundo de Futebol??? Mas que raio de exemplo de desportista é este para os nossos jovens? Que fez ele de relevante? É por causa da Marisa Cruz…? Vale isso assim tanto?

Continuo sem perceber

Por fim… o cúmulo dos cúmulos: Nuno Gomes e Simão????? Isto é para gozar com os restantes 4 milhões de portugueses que não são do SLB, certo? É que só assim se comprende, de facto… O único jogador do SLB que não lá está e que, na minha modesta opinião, deveria, é o Veloso. Mas pronto... vá-se lá comprender isto também…

Por fim… uma nota para mais 2 jogadores azuis que foram propositadamente esquecidos. Primeiro Pepe e, depois, Vicente. Quanto ao primeiro, deixem-me que lhes diga, que é o próprio site da Federação Portuguesa de Futebol que, fazendo um breve historial do futebol portugués, afirma que “Foi também no final da década de 20, que o futebol começou a produzir os seus mitos. A vida curta e a morte estranha de Pepe fizeram dele um ícone”. Isto não basta? Se fosse do SLB já o tinham imortalizado na vossa lista e colocado a votação, não é? Quanto ao Vicente…palavras para quê… É “o jogador que secou Pelé”, sabem disso, não sabem? No Mundial de 1966, não foi? E também sabem que não foi esse o único jogo que esse grande jogador fez, pois não? Por último… sabem como é que nós, Belenenses, somos, enormes revivalistas e “velhos do Restelo”… mas… não se conseguiria atribuir um bocadinho de mérito que fosse a algum dos jogadores que foram campeões em 1945/1946? Sei lá…assim de repente… ao Quaresma, ao Feliciano, ao Amaro ou ao Capela? (que eu, por ter apenas 29 anos, somente conheço de nome…)

E agora para terminar… mesmo… sejam honestos e não tentem falsear os resultados finais da votação. Se ganhar Matateu foi porque quem votou assim o quis. Se ganhar Eusébio, Carlos Lopes ou Livramento é igualmente justo. Mas não falseiem os resultados. Senão mais valia terem ficado quietos. Eu sei que estão com medo que o vosso “rei” não ganhe e da forma como depois explicam isto ao Veiga e ao Vieira, mas os benfiquistas são, segundo vocês admitem, uns 6 milhões, por isso podem perfeitamente, se assim o entenderem, tirar de lá o nosso Matateu

Se não tiram é porque… se calhar até votam nele! Engraçado ver as coisas nesta perspectiva, não é?

Sem comentários: