segunda-feira, novembro 27, 2006

Ainda Mateteu, Record e as trapalhadas

Blog

Foi de forma surpreendente que vi parte da minha exposição dirigida ao Provedor dos leitores (?) publicada e comentada como se fosse um exemplo de lóbi, agressividade, má educação, insultos, etc etc, tendo já sofrido algum vexame público da parte de amigos e conhecidos que consideram que o Provedor me está a acusar de mal educado e de estar por trás de um grupo organizado e dedicado a falsear os resultados de uma eleição interessante mas banal. Além disso quero deixar claro o seguinte:

1º Considero que um provedor tem funções e obrigações diferentes daquelas que o Sr. Rui Cartaxana fez para com a minha exposição.

2º Objectivamente não obtive qualquer resposta às minhas questões.

Considero abusiva a utilização de segmentos cirurgicamente escolhidos do meu texto enquanto outros eram literalmente apagados sem qualquer indicação de que existia supressão de texto. Nesses casos usa-se um simples (...)

Nego pertencer a qualquer lóbi. Apenas votei tendo respondido ao vosso próprio apelo para que os leitores o fizessem. Se não queriam votos no Matateu não o tivessem incluido na lista. Bastaria fazerem o mesmo que fizeram com outros nomes marcantes e que poderiam fazer sombra ao vosso ídolo unico chamado Eusébio.

Conheço minimamente a história dos nossos ídolos e parte da minha conclusão seria importante para mostrar aos mais novos quem foi Matateu e passo a transcrever: "(...) Ao fazer uma pesquisa pela internet fiquei a saber que segundo a imprensa inglesa da altura, quando a Inglaterra perdeu pela primeira vez com Portugal, o único culpado disso se chamou Matateu e que o destaque dado a este homem foi assombroso e próprio de uma lenda do futebol. (...)"

Ver um provedor a defender com unhas e dentes uma visão de lóbi por receber mais de 60 emails é uma tristeza por aparentemente não querer ver o fundo da garrafa.

7º Acredito que tenha recebido emails menos educados porque nem toda a gente tem a sorte de ter tido a oportunidade de receber educação. E esses emails são reprovaveis, porém já não compreendo que um provedor responda da forma acintosa como o realizou.

Vou enviar este email com o conhecimento de diversos sites dedicados ao Belenenses e que descobri através de uma pesquisa na net. A esses sites concedo, caso estejam interessados, autorização para publicarem o meu primeiro email em versão integral e que foi cortado pelo Record. Aliás, agradeço até que esses belenenses encaminhem este email para o site oficial e para a respectiva direcção pois não encontro esses contactos.

Ao Record digo-lhes apenas que agora nem nos cafés vos irei tocar e que por onde passar darei conta do meu descontentamento para convosco. Não sei se sabem mas a publicidade boca a boca é uma forma eficaz de passar mensagens.

Ah. E não sei se repararam mas neste momento está a dar na televisão um jogo do Belenenses com o Porto. Curiosamente estou aqui a escrever este email e não a ver o jogo. Porque será? Deve ser por eu pertencer a algum lóbi do Belenenses e que gosta de perder jogos de futebol. Tenham dó.

Saudações
Francisco Mateus

Clique em Abrir artigo completo para ler o mail original, e completo, dirigido ao Provedor dos Leitores do Record.

Estimado Provedor dos Leitores,

Dirijo-me a si porque estou escandalizado com o destaque que o Record não deu a uma iniciativa por si promovida e divulgada. Como é possível que depois de 96 000 pessoas terem participado numa votação o jornal tenha feito uma notícia pequenina, quase que envergonhada?? E como é também possível que agora seja a redação do Record a decidir o que 96 000 pessoas já decidiram?? A meia duzia de jornalistas que escolheram a lista de 90 celebridades, mais do que discutiveis, diga-se a propósito, serão os mais adequados para desautorizarem o pensamento maioritário de 96 000 pessoas?

Agora uma coisa é certa. A falta de destaque dado aos resultados em que nem sequer dizem a distribuição dos votos é ridicula, prepotente e digna de poderes bizarros. Provavelmente estariam a contar com outros resultados. Caso contrário não se compreende a ausência de destaque que o Record deu a uma iniciativa por si promovida e com o élan que esta tinha porque estava a escolher os 10 mais importantes desportistas portugueses de sempre!

O meu trabalho é de representante de uma marca comercial e vivo a deslocar-me de terra em terra. Por onde passei os temas nos cafés iam todos parar a este assunto da eleição e escutei animados debates e pontos de vista. Eu imagino agora a estupefacção destas gentes ao não ter notícias amplas sobre os resultados. Ou seja, os senhores lançam uma iniciativa com muito impacto e depois parece que querem fazer tudo para anular o impacto!

Não compreendo, acho injusto para os leitores e não quero pensar que todo este silêncio tenha a ver com o facto da vitória ter sido esmagadora para o lado de um jogador como Matateu. Ao fazer uma pesquisa pela internet fiquei a saber que segundo a imprensa inglesa da altura, quando a Inglaterra perdeu pela primeira vez com Portugal, o único culpado disso se chamou Matateu e que o destaque dado a este homem foi assombroso e próprio de uma lenda do futebol. Infelizmente parece que os portugueses têm vergonha de alguns outros portugueses.

Lamento imenso e vou passar a ler o jornal nos cafés em vez de o comprar.

Saudações cordiais,
Francisco Mateus

Sem comentários: