quinta-feira, novembro 30, 2006

Assembleia Geral - Live (3)

Blog

23:06 - O Pres. da AG diz que uma vez que a proposta de quotização foi chumbada, o orçamento tem de ser alterado. Vamos ouvir agora o Presidente. Confusão na sala...

23:09 - Cabral Ferreira toma a palavra e diz que a mesa sempre votou as propostas nos anos em que foi Vice-Presidente. Patrão tinha dito que a mesa nunca votou, e Cabral Ferreira diz que Patrão só deve vir a AGs há poucos anos. Quanto ao orçamento, é o 1º da exclusiva responsabilidade desta direcção. O da época anterior já tinha compromissos anteriores. Ao contrário do que vem na Com. Social não é um orçamento de cortes, mas sim de modernização e que adequa as despesas à realidade do clube. Prevê formação do pessoal e meios postos à disposição. As infra-estruturas têm de ser aumentadas e adequadas. Teremos mais sócios, praticantes, adeptos e simpatizantes. Não é um orçamento optimista, mas sim realista. As despesas de investimento previstas só serão concretizadas após receitas. Nas receitas extraordinárias os 500.000 euros podem parece excessivos, mas 30% já estão realizados. Os restantes 350.000, se não se realizarem pela concessão de um posto de combustivel, terão de ser arranjados por outra via, sendo perfeitamente possível. Na SAD, o valor de patrocínios já aumentou mais de 60% da época passada para esta. Em relação a Loja Azul e merchandising, nos últimos anos nada tem dado ao clube. E só há cerca de 15 dias passaram para a posse do clube. A Loja reabriu no último jogo e com muito sucesso, mesmo não estando nas melhores condições. A curto prazo, será bem diferente quer na qualidade, quer quantidade de produtos. Antes do Natal esperamos ter as camisolas de várias modalidades em todos tamanhos.

Quanto à quotização, esta deverá atingir um valor superior a 1 milhão de euros. Não nos parece difícil atingir o valor preconizado. Vamos apostar na quota azul, que inclui uma série de regalias: isenção de quotas suplementares, 3 convites por jogo, utilização da piscina, utilização do posto médico, jornal do clube gratuito e outras. Não será difícil porque quando foi lançada já muitos sócios tinham quotas pagas, e agora poderão optar. Os sócios com cativo passarão a pagar pouco mais passando a poder usufruir de todas as regalias atrás enunciadas. O aumento do numero de associados por via de readmissão de sócios será apresentado em próxima AG. Neste momento a Direcção já escreveu a todos os sócios que não pagam desde 99 e muitos desde 2000. Temos tido muitas respostas positivas. Temos de motivar todos para trazer mais um sócios. Só assim, duplicaríamos a quotização...

23:19 - O sócio Vitor Correia diz que há pessoas a abandonar a sala e Cabral Ferreira está a perder tempo para que as pessoas saiam e seja só a mesa a votar o orçamento. Cabral Ferreira diz que não vai perder mais tempo. A união faz a força. Apoiemos continuamente e não sejamos militantes anti-tudo. Ser Belenenses é admitir que os adversários estão no exterior e não cá dentro. Nos bons e maus momentos, é importantíssimo o apoio aos nossos atletas. Vejam que este orçamento mostra uma inversão da política seguida nos últimos anos. (algumas vaias)

23:23 - Fernando Gomes vai falar. Diz que na sua interpretação dos estatutos, com a não aprovação do primeiro ponto, não se podia discutir o segundo. Diz que este orçamento é a continuação do anterior, e que significa a continuidade do fim do clube, é a continuidade da falência do clube. Pergunta o que aprendemos com a descida de divisão do ano anterior. Nada foi feito desde essa altura. Não há projecto. É viver dia-a-dia, é navegar à vista.
O que temos? Contas mal aprovadas, PAI que nunca apareceu, Orçamento Rectificativo não aprovado, descida de divisão com o maior orçamento de sempre. O presidente fala em reduzir custos! Mas não vamos. Agora vamos precisar de contratar avançados para marcar golos que os actuais incompetentes não conseguem e quem vai pagar? O clube, uma vez que a SAD não tem orçamento!
Qual vai ser a redução do passivo? E quanto é o passivo? Temos actualmente 10 milhões de euros de passivo no clube e 6,5 na SAD. Qual a alternativa se não obtivermos a bomba de gasolina. Qual é a divida a determinadas empresas (Lusifor)?
finalmente, o Belenenses só pode obter receitas de 3 formas. Projecto imobiliário que tem 10 anos, formação no futebol e departamento comercial que não existe. Qual o clube de topo que tem tantas modalidades? Não podemos desbaratar o dinheiro do bingo da forma que fizemos. Gastamos tudo o que temos e não temos.

23:34 - Vai falar Abel Vieira. Nos ultimos tempos o nosso Belenenses tem dados momentos desgatosos. Basta ver os ultimos resultados desportivos. O que foi feito com o dinheiro obtido com as vendas dos ultimos jogadores? Não são só os resultados desportivos que estão mal, é também a perda dos sócios, é o aspecto das infra-estruturas, é a dispersão dos recursos pelas várias modalidades, é a diminuição das receitas pelo bingo sem haver alternativas.
Algumas perguntas.
- Como se vai reforçar a nossa equipa? Que garantias temos no sentido desse reforço?
- Como no Orçamento de 2007 se prevê o aumento da quotização, que foi recusada pelos sócios, mas mesmo se não fosse como se atingiriam esses numeros.
- Que medidas foram tomadas para compensar a perda das receitas do Bingo?
- Vai o Belenenses adoptar uma politica de imagem que beneficie o Belenenses?
- Que palavras de esperança pode dar o presidente para acreditarmos no futuro?

23:41 - Vai falar um novo consócio que faz diversas perguntas técnicas sobre o orçamento. Precisa que a direcção esclareça alguns dados.

23:47 - Fala Ricardo Freitas. Diz que o orçamento é uma vergonha. É uma vergonha em termos de apresentação nos dias de hoje e em termos de numeros. Nem sequer tem os valores de 2005 e 2006 para fazer comparações. Nem sequer apresenta o documento no site do clube. Relativamente às piscinas queixam-se do facto das crianças de 4 anos terem utilizado a piscina olimpica porque a outra não estava coberta. Espera que o orçamento não seja aprovado.

23:50 - Tem a palavra o sr. Abecassis. Não consegue explicar o valor que aparece na rubrica Quotização porque o clube não sabe o numero de socios. Diz que as piscinas é uma das formas de angariação de sócios e continua a degradar-se. Diz também que temos um ginásio de apoio às modalidades que apenas permite 3 atletas em simultaneo. A pista tartan não serve para provas oficiais e será que os novos investimentos também vão ter o mesmo destino? Quantos camarotes são vendidos às empresas? Diz que comparou o relatório de 2005 com o orçamento desse ano e que apresenta diversos desvios.

23:57 - Vai falar Fernando Nunes. Diz que costuma fazer amigos sócios, mas o cobrador nunca vai cobrar as quotas seguintes. Há dias ficou indignado porque trouxe um amigo de volta a sócio e nunca mais lhe foram cobrar quotas e ele diz que nunca mais volta a ser, porque nunca lá foram cobrar quotas. Falou para a secretaria, mas criaram imensas dificuldades. Informou a secretaria para dar bom seguimento à situação, mas ainda está à espera. Assim não dá.

00:00 - O Pres. da AG pergunta ao Conselho Fiscal se quer intervir. Compasso de espera... Fala uma vogal do Conselho Fiscal, Teresa Duarte: é sócia desde que nasceu e diz que continua a haver gente a nascer Belenenses e tem um filho de 10 anos que está a dormir na bancada porque a mãe está a trabalhar para o Belenenses. Diz que se os sócios não tivessem a mulher em casa a tratar dos filhos, já se tinham ido embora. Diz que a bomba de gasolina é apenas uma parte do investimento. Diz que só há investimento se houver receitas. Estas são as receitas previstas e essas dependem de entidades que não o Belenenses. A quotização é um dos elementos, mas não só esse. Diz que este é o orçamento que tem de ser votado. Entra em diálogo com os sócios, pede que a deixem falar, e abandona o púlpito sendo aplaudida jocosamente.

Sem comentários: