quarta-feira, janeiro 11, 2006

Recordar...

Blog
Entrevista a Luciano Rodrigues publicada no Blog Terceiro Anel antes do início da temporada:

>>> Quais as expectativas em relação à nova temporada?
Há uma grande confiança entre dirigentes, equipa técnica e jogadores, de que atingiremos um dos primeiros lugares, garantindo o acesso às provas europeias. Pessoalmente, acho que será necessária muita calma, pois do onze base da época passada manter-se-ão apenas 3, no máximo 4 jogadores. Penso que o início do campeonato vai dizer muito sobre a prestação final da equipa. Relativamente a jogadores, esperamos ver Pelé na Selecção Nacional e esperamos também poder devolver o Silas aos momentos vitoriosos que viveu em Leiria. De resto, espera-se que Ahamada mostre o porquê de há apenas 3/4 anos ter sido um dos jogadores jovens mais promissores da Europa.

>>> Qual a classificação esperada?
A classificação exigida passa por um lugar nos seis primeiros classificados e pela luta pela conquista da Taça de Portugal, que será uma competição prioritária.

>>> De quem será a culpa se os objectivos não forem alcançados?
Desta vez, e pela primeira vez em muitos anos, a culpa não será certamente nem da Direcção, nem da SAD, uma vez que realizaram um bom trabalho e atempadamente. Resta, portanto, a equipa técnica (que acredito ter valor) e o plantel (que me parece muito bem escolhido)... e os adeptos, que, na minha opinião, são um dos principais handicaps do Belenenses. Instalou-se uma cultura de que "a equipa é que tem de puxar pelas bancadas" e só quando o Belenenses está a golear é que o público se manifesta.

Continua...


>>> O que pensa sobre a redução do número de clubes na SuperLiga?
É um erro. Se os campeonatos têm vindo a ser, ano após ano, mais competitivos, esta medida parece-me uma forma de defender os 3 "estarolas", diminuíndo o número de jogos, logo diminuíndo o desgaste. Num desporto em que há dinheiro para contratações milionárias, a "lengalenga" das deslocações não convence.

>>> Quais são as suas apostas para 'estrela' e 'revelação' da equipa?
A estrela do Belenenses nesta temporada não tenho dúvidas que será o Pelé. Mas, no Belenenses, uma estrela como o Pelé está sempre ofuscada por um Deus chamado Marco Aurélio. Quanto à revelação, apostaria no Fábio Januário, que passou despercebido em Barcelos.

>>> Se pudesse excluir um jogador do actual plantel qual seria a sua escolha?
Sinceramente, acho que nenhum. Todos aqueles que poderiam revoltar-me vê-los de camisola azul vestida já saíram. Em última análise, e apenas porque se encontra emprestado, o Paulo Sérgio, não colocando minimamente em causa o seu valor técnico e o suor que dá pela camisola que enverga. Mas é uma excepção no meio dos mercenários dos empréstimos.

>>> Sente que o seu clube tem o treinador certo?
Este é o ano do "sim ou sopas" para Carlos Carvalhal. Se o que foi proposto der certo, na próxima época deverá conseguir um projecto mais ambicioso. Se correr "assim-assim" (ficar quase na Europa), terá ainda de mostrar mais como treinador. Se a época correr francamente mal... Carvalhal já teve melhor imagem para recuperar de um tombo. Apesar de Luís Campos caír todos os anos e ir recuperando... haja esperança. Mas, sinceramente, acho que Carvalhal tem todas as condições para atingir os objectivos propostos. Agora, no futebol, a bola é redonda...

>>> Qual é a equipa que mais deseja vencer nesta temporada?
O Benfica, o FC Porto e o Sporting. Porque somos sempre roubadíssimos contra esses 3 (que só estão sempre nas primeiras posições devido aos roubos constantes) e nada me dá mais prazer que ganhar-lhes, mesmo tendo sido escandalosamente roubado.
>>> Qual será o jogador/treinador mais apupado na visita ao vosso estádio?
Bom, há vários casos que se repetem ao longo dos anos: César Peixoto, Cafú, Jorge Costa, Simão... e se o Mercenário Egípcio Manuel José por aí aparecer!..

Sem comentários: