domingo, janeiro 15, 2006

Belenenses-Sporting: Quem tem medo, compra um cão

Image hosted by Photobucket.com


L.Rodrigues

O Belenenses ofereceu esta noite 3 pontos, que tanta falta nos fazem, a uma equipa do meio da tabela que, não fosse equipar às listas verdes e brancas, e ninguém diria que é uma das equipas com maior historial em Portugal. Se não somos capazes de vencer este Sporting (e, acima de tudo, ter ousadia para o fazer), a quem seremos capazes de vencer? O Belenenses entrou em campo sem um único avançado, com um jogador frágil como Silas perdido na defesa contrária, a fazer de conta que era avançado. Resultado, um jogo entediante, pois de um lado estava o Belenenses que jogava no pontapé para a frente, e no outro o Sporting, muito interessado em que o Belenenses jogasse para aproveitar espaço para o contra-ataque, onde o seu único desequilibrador, Liedson, se sente à vontade. Resultado, uma primeira parte péssima de parte a parte, quebrada pelo frango de Marco Aurélio. Daí até final, o Sporting entregou a bola ao Belenenses e limitou-se a defender, perante um Belenenses que só incomodou depois de ter um avançado em campo.

O Jogo
O Belenenses entrou mal na partida em todos os aspectos. Uma táctica a roçar o ridículo da “mariquice”, sem apresentar um único avançado. E uma incapacidade absoluta para jogar futebol. O Sporting também não conseguia melhor, mas colocou-se em vantagem cerca da meia-hora, fruto de um frango monumental de Marco Aurélio, que haveria de se redimir até final.

Surgiu a 2ª parte e o Sporting, naturalmente, deu o controlo do jogo ao Belenenses. No entanto, para a equipa azul, o campo tinha apenas 70 metros, e entrar na área verde e branca era proibido. Até que, “at last”, Couceiro lembrou-se que tinha Romeu no banco e colocou-o em campo. 1 minuto depois, sem tocar uma única vez na bola, Romeu ganha um penalty… que Ruben Amorim desperdiça. Se calhar, era demais pedir a Couceiro para “acertar 2 de seguida”, colocando Romeu e escolhendo o homem certo para cobrar o penalty. Colocar um miúdo de 20 anos a marcar um penalty contra o Sporting, em desvantagem, é querer queimá-lo. A ver vamos como o Ruben vai reagir, mas temo sinceramente pela sua estabilidade emocional nos próximos tempos.

Até final, José Pedro poderia ter igualado, mas também Tonel, num cabeçeamento desviado na cabeça de um defesa, poderia ter sentenciado o jogo. No último minuto dos descontos, penalty de Sandro que Marco Aurélio defendeu de forma brilhante.

O árbitro
Tirando o aborrecimento de marcar tudo e mais alguma coisa, e uns foras de jogo mal tirados, esteve bem.

Conclusão
O onze inicial do Belenenses foi uma vergonha, e foi a primeira causa para a derrota. A segunda, foi a escolha de Ruben Amorim para marcar o penalty. Quem fez as duas escolhas? Se encontrarem o denominador comum, encontraram o homem que deu a vitória ao Sporting. Não duvido das intenções do nosso treinador, mas por favor: quem tem medo, compra um cão! Valha-nos a estreia do Dady, que mostrou bons pormenores, e saliente-se a exibição portentosa de Sousa.

Sem comentários: