quarta-feira, janeiro 25, 2006

Criticas...

L.Vieira

Ultimamente tem-se criticado a direcção, o clube e a SAD por tudo… e por nada

É claro que existem muitas coisas que estão mal e que devem ser corrigidas e por isso todas as criticas, desde que sejam construtivas, ou seja, que contribuam para a resolução do problema, são bem-vindas. Mas há criticas que realmente não fazem sentido.

Criticar o clube e o Meyong por este não ter limpo os cartões amarelos é absurdo!! Uma vez que ficou tapado no seu último jogo, isto significa que devia ter apanhado amarelo de propósito nos últimos dois jogos antes de se ir embora. Ou seja, devia ter apanhado um cartão em Coimbra (um jogo até que estávamos a golear…) e depois frente ao Gil.

Critica-se também o facto de alguns sócios levarem acompanhantes adeptos de outros clubes para a bancada dos sócios. Eu apenas critico o facto de estes bilhetes custarem 10€ em vez de custarem o mesmo que o bilhete mais barato para não sócios. As pessoas têm que compreender que este Bilhete é um BENEFICIO PARA O SÓCIO!! Eu muitas vezes vou ao Restelo acompanhado por um amigo ou pelo meu irmão. Nenhum deles é do Belenenses, logo nunca hão-de ser sócios. Porque razão é que não posso levá-los comigo?? Ou devo ir eu para uma bancada e o meu irmão para outra? Depois dizem que isto não acontece nos outros estádios. Bem, os casos que conheço – Luz, Dragão e Alvalade - nem sequer existem bancadas para sócios. A vantagem para sócios é ter bilhetes mais baratos em qualquer lugar do estádio. E nesses 3 estádios já fui assistir jogos aos cativos de amigos meus, que me emprestaram os cartões deles, ou seja, nem sequer paguei bilhete. As pessoas têm é de se comportar, e isso é da responsabilidade de cada sócio.

continua...
Critica-se também a Quota Azul e a questão dos 3 convites por jogo. Mais uma vez este é um BENEFICIO PARA O SÓCIO e a má utilização deste benefício é da sua responsabilidade. No entanto, já foi imaginada a situação de 4 adeptos se juntarem, um deles regista-se como sócio e pagam apenas ¼ da quota cada um, para irem à bola pagando o mínimo possível. Mas que raio de adeptos são estes? Se de facto apenas querem vantagens financeiras que fiquem em casa e vejam a Sporttv.

Eu sou a favor de todas as medidas que aumentem as opções para os sócios. É o caso da Quota Azul que para todos os efeitos é OPCIONAL. Só adere quem quiser. No entanto, e do ponto de vista da gestão, esta receita é mais uma que vai para o “bolo” que depois vai ser dividido da forma que o clube entender. Eu sou defensor de que estas situações deviam ser evitadas. As receitas devem estar alocadas aos seus custos, nomeadamente departamentos/modalidades do clube.

Concluindo, deve-se criticar sempre o clube desde que o objectivo seja ajudá-lo a melhorar. E para isso nada melhor que sugerir soluções para os problemas. Por outro lado, a critica facil, falar mal por falar mal, alem de não ajudar ninguem, prejudica gravemente o clube.

Aproveito para recomendar a leitura do artigo do Jorge Braz publicado no Canto que aponta alguns problemas com que o Belenenses se defronta e propõe algumas soluções. Apesar de não concordar com todas as suas ideias considero este contributo muito válido, mas não posso deixar alguns reparos. A Quota Azul dá acesso ao futebol e ao Pavilhão. As outras modalidades não se paga para assistir. A quota do Belenenses é cara relativamente aos outros países, mas continua (bastante) mais barata que os outros 2 clubes de Lisboa.

Sem comentários: