domingo, maio 01, 2005

Afinal o apito é encarnado... e nós somos uns verdadeiros "tótós"!

Image Hosted by ImageShack.us

Só hoje, passadas muitas horas sobre aquilo a que assisti ontem no Estádio da Luz, me sinto capaz de escrever umas linhas sobre aquilo a que assisti. Exactamente pelos dois motivos expostos no título da crónica, e exactamente por esta ordem de importância. Saí do Estádio revoltado com a forma como fomos derrotados e com a forma como fomos incapazes de tentar derrotar o Benfica.

Quanto à arbitragem, nem me vou alongar mais, pois já li e ouvi muita gente dizer o mesmo. Foi uma vergonha, mas nada que não estivessemos à espera. Portanto, meus amigos, só tinhamos uma hipotese: tentar marcar 2 ou 3 golos de forma a que o árbitro, por mais que quisesse, tivesse muita dificuldade em dar o "empurrãozinho". Apitar penalty neste lance não é um erro. É, novamente, corrupção, algo a que já estamos habituados esta temporada. O mais mirabolante de tudo é que nem os jogadores do Benfica protestaram, tal foi a violência do remate à queima-roupa. O nosso jogador estava de costas, a bola é rematada a 2 ou 3 metros, bate-lhe na perna e vai ao braço. Haja dignidade, coisa que o Mário Mendes não tem.

Neste jogo não aponto qualquer falta de atitude ou entrega do Belenenses, que se cifraram por níveis muito aceitáveis. O que me assusta é a incapacidade de assumir o jogo, disputá-lo. Aquela 1ª parte foi defesa (nós) contra ataque (o Benfica). E na 2ª parte, já com o Benfica muito ansioso e com pouco discernimento, nem aí pegámos nas rédeas do jogo. Podem dizer que é difícil, que o nosso ataque vive do Antchouet e o homem está com problemas físicos, tudo e mais alguma coisa. Então, porque raio é que depois do árbitro "marcar" o 1-0, começámos a jogar taco a taco e poderia ter surgido um golo para qualquer equipa???

Isto deixa-me fora de mim, o medo de arriscar. Carvalhal prefere passar o jogo a ser massacrado, dando a hipótese de vitória unicamente ao adversário, ou prefere que haja oportunidades de parte a parte (até admito que o adversário, sendo melhor, tenha mais oportunidades) e que tenhamos nós também a hipótese de vencer? Já em Alvalade vi a mesma descrença nas nossas capacidaded, o sufoco, o pontapé para a frente e quem vem atrás que feche a porta.

Sinceramente, estou farto deste futebolzinho do Belenenses, maciozinho e subalternizado com a nossa conivência. Não, não merecemos ir à UEFA. Sim, merecemos ficar a meio da tabela. Somos melhores que meia dúzia de equipas, temos melhores jogadores que a maioria das equipas, mas "não os temos no sítio". E portanto, não conseguimos um golpe de asa.

Relativamente aos jogadores, destaco Marco Aurélio (a classe habitual, por algum motivo ouviu os assobios de 50.000 pessoas quando entrou em campo... respeitinho é bonito), Sousa e Pelé. Pela negativa, por favor, José Pedro não é jogador de futebol. Aqueles atrasos para dentro da nossa área só podem ser feitos por um qualquer ser acéfalo que não percebe o mais básico que haja para perceber no futebol. E atenção, até esteve esforçado, mas é fraquinho.

Por fim, deixo uma nota para a preparação da próxima época: importam-se de contratar alguém que saiba jogar de cabeça para além do Pelé??? Cada canto ou livre contra nós é um aperto no coração, pois ou a bola cai na zona do Pelé e aí temos boas hipóteses de ganhar a bola, ou então é "meio-golo" para o adversário. O nosso treinador tem de se lembrar que uma equipa é feita, acima de tudo, de equilíbrios. E se ele pretende desequilibrar pela mobilidade dos nossos jogadores, de baixa estatura, tem de se lembrar que tem de ter alguém em campo que equilibre esse desequilíbrio.

Sem comentários: