quarta-feira, maio 04, 2005

Basquetebol: Play-off arranca "dentro de momentos"

Rui Vasco

O Play-off da Liga TMN inicia dentro de momentos… A nossa equipa, que com a sua atitude conquistou nos últimos dois anos o cognome de “Guerreiros”, defrontará nesta primeira ronda o campeão nacional em título, Futebol Clube do Porto, efectuando os dois jogos inicias na cidade do Porto.

Não é esta a primeira vez que as duas equipas se enfrentam no Play-off. Na verdade, Porto e Belenenses disputaram na época passada uma das “meias-finais” da fase final, disputando um lugar na final da prova. Na altura, a vitória sorriu aos nortenhos que venceram 3 partidas contra 1 do Belenenses… Arbitragem polémica a da última partida, com a vitória a ser entregue aos jogadores de Luís Magalhães nos segundos finais…


Serve este intróito para explicar que também no basquetebol as vitórias não dependem apenas da concentração das defesas e dos pontos marcados ao adversário. O Belenenses terá sido, na época transacta, a grande surpresa da Liga. E por isso não deixaram os “Guerreiros” conquistarem o título que dentro de campo mereceram.

Este ano a nossa equipa já não constituiu surpresa para ninguém, e para muitos terá mesmo sido uma desilusão. Não é essa a minha opinião, embora considere que os nossos “Guerreiros” estejam menos fortes na dimensão psicológica, o que foi visível na recta final da fase regular da Liga.

Chegados ao Play-off, toda a história da fase regular servirá apenas para aprender com os erros cometidos! Os jogos não se repetem e as vitórias conquistas e as derrotas concedidas não servem de barómetro para ninguém. Os Play-off são o grande momento da temporada e nenhuma equipa, do 1º Queluz ao 8º Ginásio, quer perder um ponto que seja na luta pelo título nacional.

Ainda assim, importa analisar os dados disponíveis acerca do Belenenses e dos seus adversários, na medida em que eles nos ajudam a identificar e compreender os pontos fortes e os pontos fracos, nossos e das equipas que se vão colocar no nosso caminho.

Belenenses-Porto

Belenenses e Porto são, aparentemente, equipas que se equivalem, ainda que com vantagem teórica para os actuais campeões nacionais que têm do seu lado o título, os dos primeiros encontros em casa (seria fantástico voltarmos a vencer um jogo no Porto…) e melhor aproveitamento em alguns indicadores de jogo.

Nos indicadores de lançamento, verifica-se um maior aproveitamento do Belenenses do jogo interior (54% contra 53%, nos lançamentos de 2 pontos), confirmado aliás pelo facto de termos um maior número de faltas provocadas. De três pontos as equipas têm igual percentagem (33%) e da linha de lance-livre a vantagem vai para o Porto (69% contra 70%).

A grande diferença entre Belenenses e Porto encontra-se na luta das tabelas: os nortenhos fazem em média mais 5 ressaltos que o Belenenses (23 contra 25 na defesa e 9 contra 13 nos ataque). Esta questão poderá estar relacionada com o facto da equipa do Porto ser “mais alta” que a do Belém (média de 195 contra 196 cm), sendo que o mais alto jogador nos dois planteis é Anastácio Sami, jogador que faz uma média de 14 minutos tendo-se apresentado em 31 das 32 partidas da fase regular da Liga. Ainda assim é bom lembrar que o 5 inicial belenense tem uma média de alturas de 198.2, contra 197.8 do Porto.

No que diz respeito aos outros indicadores (que fazem a diferença) importa ter em conta o número de roubos de bola (9 do Belenenses contra 10 do Porto) e desarmes de lançamento (2 para nós contra 3 do Porto). De resto… igual de número de turnovers (15), igual número de assistências (17) e muito equilíbrio!

Acredito que o factor casa pode de facto ser importante. É por isso que considero tão importante uma vitória em Matosinhos já nos primeiros dois encontros. Depois… bem, depois é lutar por duas vitórias caseiras, despachando o campeão em 4 jogos logo na ronda inaugural do Play-off.

A atitude da equipa, a sua força anímica e a própria dinâmica da partida podem de facto ditar o vencedor dos jogos (no máximo 5) a disputar. Eu acredito que o Belenenses pode vencer o FC Porto e discutir um lugar na final desta fase final da Liga!

5 inicias mais usados na fase regular

Belenenses:

- Reggie Moore – Poste/Extremo (MVP)
- Richard Anserson – Poste
- Luís Costa – Extremo/Base
- Nuno Perdigão – Base
- Paulo Simão – Extremo/Base

Nota: nesta recta final do campeonato, José Couto apostou (e ganhou a aposta…) em Mário Jorge, optando por deixar Paulo Simão no banco.

Porto:

- Heshimu Evans – Extremo (MVP)
- Elvis Évora – Poste
- Ian Stanback – Extremo/Poste
- José Costa – Base/Extremo
- Jimmy Mackie – Base/Extremo

Nota: também na recta final do campeonato, Luís Magalhães tem feito uma aposta no ex-belenense Justin Bailey, sendo previsível a sua inclusão no 5 inicial nos Play-off.

Emparelhamento nos Play-off

A regra nesta fase é emparelhar equipas da seguinte forma:

1º contra 8º, ou seja: Queluz – CAB
2º contra 7º, ou seja: Ovarense – Ginásio
3º contra 6º, ou seja: FC Porto – CF “Os Belenenses”
4º contra 5º, ou seja, Benfica – Oliveirense

O vencedor da eliminatória entre Belenenses e Porto defrontará o vencedor da eliminatória a disputar entre Ovarense e Ginásio.

Sem comentários: