segunda-feira, maio 30, 2005

De quem se fala

Luciano Rodrigues

Nos últimos dias, muitos têm sido os nomes avançados pela imprensa como passíveis de vir a reforçar o Belenenses. No entanto, uma triagem acaba por resumir todos esses nomes destacados a apenas dois, na minha opinião: Hugo Alcântara e Meyong, recentes vencedores da Taça de Portugal pelo Vitória de Setúbal. Todos os outros parecem-me, claramente, nomes “atirados” sem qualquer nexo e com o único fito de “encher jornal”.

Devo dizer que são dois jogadores que me agradam bastante, muito em especial o camaronês Meyong. É um avançado possante e com alguma mobilidade (pouco tem de parecido com Lourenço ou Rodolfo Lima, como a imprensa referiu…), que finaliza bem mas é, essencialmente, um criador de espaços. Para além disso, parece-me um bom reforço na medida em que tem boas hipóteses de se tornar num bom negócio no futuro, uma vez que uma boa época, num Belenenses Europeu (deixem-me sonhar…), reabrir-lhe-à as portas da selecção (relembro que foi Campeão Olímpico em 2000), uma das melhores selecções africanas… e que poderá estar no próximo mundial. Tem sido um jogador que me tem agradado muito ao longo dos anos, apesar de me parecer que ainda não explorou todo o seu potencial, o que talvez já não seja conseguido. É já, porém, um excelente avançado que seria muito importante para a nossa equipa.

Hugo Alcântara, por seu lado, é um central que me agrada, mas ao qual sinceramente não reconheço as capacidades com que a imprensa ao longo dos anos o tem catalogado. É um bom central, mas não um jogador com uma categoria claramente superior. Mas que fique claro que, na minha opinião, seria um excelente parceiro no eixo da defesa para o grande Pele. Digamos que Pele seria o músculo que compensa a graciosidade de Hugo Alcântara. Tem também a grande vantagem de jogar bem de cabeça (o que é importantíssimo num Belenenses que tem sofrido a bom sofrer nas últimas duas temporadas com a baixíssima altura média das suas equipas).

Confirmando-se estas duas aquisições, ficavam na minha opinião a faltar claramente 2 jogadores que entrariam para o 11 inicial: um defesa-esquerdo e um número 10. Se quanto ao número 10 talvez já o tenhamos (Ruben Amorim, José Pedro ou Ricardo Araújo), quanto ao defesa esquerdo pouco se tem falado. Surgiu com alguma insistência nos últimos dias o nome de Paíto, mas esse parece-me claramente fora de hipótese: Paíto é neste momento o único lateral esquerdo que o Sporting tem no plantel (Rui Jorge será dispensado) e um jovem com algum valor que fará falta ao Sporting, pelo menos no “banco”. Por outro lado, coloca-se a hipótese do jogador vir por empréstimo, o que me parece estar também fora das cogitações da SAD. Tenho visto na imprensa o anúncio que Milhazes, lateral esquerdo do Leiria, estaria de saída. Devo dizer que, à primeira vista, seria um jogador que me agradava ver no Belenenses, analisando meramente a sua capacidade técnica. Já Mário Loja, nome também referido… prefiro nem comentar. Apesar de lhe reconhecer alguma valia como central, onde poderia ser um bom “reforço do banco”.

Em suma, temos tido muita parra e pouca uva. Esperemos para ver e eu confio que a SAD está a envidar esforços para construir uma equipa verdadeiramente ganhadora e que nos dará muitas alegrias.

Sem comentários: