domingo, maio 29, 2005

Notas soltas sobre o nosso Belém - II

Rui Vasco

Alterações ao nível do Futebol

Estou muito contente com as alterações anunciadas recentemente pela SAD. O corte com o passado impunha-se, bem como a modernização da estrutura de coordenação/apoio ao futebol profissional. Lamento todavia que o Belém continue a desvalorizar a componente de treino e avaliação psiscológica, assunto acerca do qual tenho escrito com insistência ao longo de meses e meses. Acredito que um Gabinete de Apoio ao Treino (e ao recrutamento e avaliação de atletas) seria uma mais valia e uma inovação importante...

Fustal

A vitória conquista ontem, na cidade de Braga, é "a cereja no bolo" de duas temporadas inesquecíveis para o clube e para a sua secção de futsal. A modalidade, talvez aquela que hoje tem maior potencial de crescimento no âmbito nacional, ganhou um lugar na rica história do Belenenses e, sobretudo, no coração dos associados... Para o ano estamos na 1ª divisão, lugar natural do Belém, a par dos clubes históricos da modalidade. As vitórias serão, previsivelmente, menos frequentes e a convivência com um contexto desportivo bem mais competitivo será uma prova de fogo para a secção mas sobretudo para os adeptos. Espero sinceramente que, aqueles que nunca faltaram nas vitórias, continuem a aplaudir esta magnífica equipa nas derrotas. Eles bem merecem.

Rugby

Com a presença da nossa equipa senior na final da Taça de Portugal terminou a temporada oficial do rugby de XV. Foi um ano bem positivo para a secção de rugby, que conheceu duas importantes vitórias nos escalões de iniciados e juvenis (com estes últimos a comemorar a "dobradinha, Taça e Campeonato), uma digna participação na Taça senior e um ponta final de Final 4 bem mais compatível com o historial do clube na modalidade. Os escalão de juniores continua a ser aquele em que temos maiores dificuldades, muito por força das alterações que a vida dos jovens jogadores sofre precisamente durante a sua passagem por este escalão. As equipas "universitárias" oferecem aos jogadores condições especiais com as quais o Belém não pode - devido ao seu âmbito - competir. Importa todavia pensar numa solução integrada (não apenas para o rugby, mas ao nível do clube) para ultrapassar as dificuldades colocadas aos atletas, equipas e secções, decorrentes da passagem à idade adulta (com a respectiva entrada para a Universidade ou para o mercado de trabalho) por parte dos rapazes e raparigas que desenvolvem a sua actividade desportiva no Belenenses.

Importa, ainda sobre o rugby, valorizar a realização da 4ª edição do Torneio de Rugby Juvenil do Belenenses, que teve lugar no fim de semana passado, em Belém. Este convívio juntou algumas centenas de jovens atletas de vários emblemas (incluindo do CDUP, que deslocou dezenas de "miúdos" a Lisboa) e merece maior atenção por parte dos associados. Os futuros campeões do rugby nacional jogaram a semana passada no relvado em frente à primitiva sede do clube, na Rua Vieira Portuense...

Fotos do Torneio de Rugby Juvenil >>>

Pólo-Aquático

O possível alargamento da 1ª Divisão senior, de 8 para 10 clubes, com a inclusão já na temporada 2005/6 do CNAC (Coimbra) e do Paredes, pode muito bem ser responsável pelo avolumar das dificuldades financeiras dos clubes, e em particular do Belenenses. Numa modalidade com pouquíssima visbilidade, e com sérios problemas em encontrar patrocínios, qualquer deslocação para fora de Lisboa representa um esforço financeiro considerável, e que a FPN deveria ter em conta... Estará a Federação a tentar acabar com o Pólo-Aquático abaixo do Mondego?

Sem comentários: