quarta-feira, maio 04, 2005

Erros?

Luciano Rodrigues

Será que temos sido mesmo prejudicados ao longo do campeonato (bem como das últimas épocas), ou tudo não passa de mania da perseguição da nossa parte? Decidi então recorrer, unicamente, à minha memória, e lembrei-me de pelo menos 6 jogos em que fomos claramente prejudicados, com influência no resultado, nesta temporada. Atenção, para esta análise limitei-me a “rever” penaltys por assinalar e expulsões “estranhas”, não entrando em consideração com foras-de-jogo surreais (e são tantos, ainda no jogo da Luz…). Independentemente de todas as críticas que tenho feito à nossa equipa, onde estaríamos com mais estes pontos? E onde estariam os beneficiados???

Porto-3-0-Belenenses
Aos 15 minutos de jogo, é assinalada uma falta inexistente a Juninho Petrolina à saída da área do Porto, tendo o jogador do Belenenses sido incrivelmente admoestado com o cartão amarelo.
Pouco depois, aos 20 minutos de jogo, com o Belenenses a dominar claramente e já tendo construído algumas situações de golo, Juninho Petrolina sofre falta junto à linha lateral. De seguida, o jogador do Porto que fez a falta pontapeia a bola violentamente contra o seu corpo, sendo Juninho posteriormente agredido por Costinha e Derlei. Juninho atira, então, a bola, com as mãos, contra as pernas de um jogador do Porto, num gesto de “deixem-me em paz”. Como resultado da agressão tripla do Porto, Costinha viu cartão amarelo e Juninho o 2º amarelo e consequente vermelho. Terá sido cirúrgico? Logo aquele que estava a ser o melhor jogador em campo?

Belenenses-0-1-Porto
A 5 minutos do final do jogo, com o Porto em vantagem, Baía defende a bola para a frente e Lourenço, no momento em que vai encostar a bola para a baliza deserta, é absolutamente atropelado por Ricardo Costa, sem que o árbitro marcasse a correspondente grande penalidade e expulsasse o jogador portista.

Sporting-2-0-Belenenses
Após 80 minutos verdadeiramente maus da equipa azul, mas sem que o Sporting conseguisse marcar um golo, o árbitro concede um canto verdadeiramente surreal ao Sporting após um cabeçeamento ao lado de um jogador do Sporting, em que não teve qualquer oposição, pelo que não havia qualquer dúvida quanto ao lance em questão. No seguimento do canto, o Sporting fez o primeiro golo. Passados alguns minutos, Andersson sofre falta claríssima à entrada da área do Sporting, o árbitro manda seguir o jogo e o Sporting marca o 2º golo.

U.Leiria-1-0-Belenenses
Cerca da meia hora de jogo, Antchouet sofre entrada duríssima de Laranjeiro que não é sancionada com falta. De volta ao campo após receber assistência médica, Antchouet, num gesto reprovável, faz uma entrada igual sobre o opositor. O árbitro nada assinala, o jogo prossegue e o fiscal de linha assinala lançamento a favor do Leiria. Nesse momento, o banco do Leiria entra dentro do campo, “atira-se” para cima de Antchouet e Vítor Pontes chama o fiscal de linha para ver na câmara da SportTV as imagens do lance. Curiosamente, após mais de 40 segundos, o fiscal de linha vai ter com o árbitro ao epicentro da confusão (estranho não o ter chamado à parte) e indica-lhe a expulsão do Gabonês…

Nacional-2-0-Belenenses
Com o Nacional a vencer por 1-0, é cometida clara grande penalidade a favor do Belenenses que o árbitro não assinala. O Nacional acaba por vencer por 2-0.

Estoril-1-0-Belenenses
Com o jogo empatado a zero, existe uma grande penalidade não assinalada a favor do Belenenses que nos colocava em vantagem…

Benfica-1-0-Belenenses
Logo aos 2 minutos de jogo, é assinalada uma falta absolutamente surreal ao nosso jogador Andersson, que chegou primeiro à bola e a aliviou, tendo posteriormente, já a bola estava quase no meio campo, sido atropelado por Geovanni. O árbitro considerou falta do jogador azul. Curiosamente à entrada da nossa área. Curiosamente também, repetiram-se estes lances durante todo o jogo.
A meio da primeira parte, ficou um penalty por assinalar a favor do Benfica. Neca puxou Nuno Gomes, que caiu muito tempo depois, numa altura em que já não estava a ser agarrado. Curiosamente, foi puxado para a direita e caiu para a esquerda. A falta de equilíbrio é um problema grave, de facto.
Na 2ª parte, aos 65 minutos, com o jogo empatado, Ricardo Rocha remata com força a 2/3 metros de Amaral que se atira para a frente da bola, de costas. A bola bate-lhe na perna e rechaça para o braço, naquilo que o árbitro, e só ele, interpretou como intenção de jogar a bola com a mão. Penalty para o Benfica.
No final do jogo, Paulo Sérgio remata para a baliza de Quim, que faz uma defesa atabalhoada. No momento em que Lourenço vai fazer a recarga para a baliza é tocado por trás por Ricardo Rocha, ficando por assinalar o penalty e consequente expulsão.
Pouco antes do final da partida, há ainda outro lance no qual ficou a sensação de ter sido cometido penalty sobre Paulo Sérgio, que finta Dos Santos dentro da área e é rasteirado.

Enfim, esta é uma pequena amostra desta temporada, “atirada” de memória e SEM considerar os foras-de-jogo do outro mundo com que temos sido prejudicados. Por muito mal que a nossa equipa por vezes jogue...

Sem comentários: