terça-feira, maio 03, 2005

Boa sorte Neca

Luciano Rodrigues

Segundo notícias hoje vindas a público, o jogador Neca, há 17 anos no Belenenses (!!!) vai prosseguir a sua carreira, a partir da próxima temporada, no Vitória de Guimarães. Tenho muita pena, muito sinceramente. Neca é dos jogadores mais talentosos que o Belenenses teve nos últimos anos e mantenho uma opinião que não me tenho cansado de defender ao longo dos anos: mesmo em baixo de forma, lento ou trapalhão, é sempre dos mais inconformados e dá sempre tudo o que tem para dar.


Sei perfeitamente que muitos vão insinuar sobre a sua falta de respeito ao clube que o formou, que o mostrou ao mundo e que o tem acolhido ao longo destes anos. Pois, mas este é também o clube onde Neca, por ser “da casa”, é o primeiro a ser assobiado, e todos os anos as bancadas estão ansiosas com a contratação de alguém que “encoste” Neca ao banco. No entanto, pelo que conheço do jogador, tenho a perfeita convicção que se o Belenenses fosse capaz de competir com a proposta do Vitória de Guimarães, ele não teria qualquer dúvida em continuar naquele que é o clube do seu coração.

Neca tem 25 anos e está num momento fulcral da sua carreira. Para nós, mais importante que a carreira de Neca, é o Belenenses. Para Neca, obviamente, mais importante que o Belenenses é ele próprio e o seu futuro, o que para mim é inquestionável e está acima de qualquer insinuação. O que me parece importante retirarmos desta notícia é isto: Neca, ao sair, está a mostrar que “não acredita” no Belenenses. Veja-se que Neca, desde o início da sua carreira profissional, já desceu à 2ª Liga, já esteve para descer por meia-dúzia de minutos e anda a lutar há anos por lugares tranquilos no campeonato. No meio de tudo isto ele, enquanto individualidade, já chegou à Selecção A portuguesa. Veja-se a dicotomia: Neca vê no Belenenses a mediocridade, o assim-assim. E vê nele próprio alguém que se tem estrangulado no clube do seu coração.

Independentemente do clube para onde o Neca for jogar, ele pode ter a certeza que há pelo menos um adepto do Belenenses que lhe deseja toda a sorte do mundo. Desde o dia em que o ouvi dizer que está no Belenenses há 17 anos, toda e qualquer crítica ao seu amor ao clube deixou de fazer sentido.

Boa sorte Neca! E que voltes depressa a esta tua casa.

Sem comentários: