sábado, fevereiro 26, 2005

Marcar passo...

Futebol e Andebol marcaram esta tarde passo nas respectivas competições. A equia principal do clube, a de futebol senior, empatou a zero no reduto do Penafiel, enquanto que no andebol, segunda modalidade histórica do Belenenses, não fomos além de uma derrota por 29-26 frente ao Ginásio do Sul, da Cova da Piedade...

Futebol

Penafiel, 0 - Belenenses, 0

Apenas a vitória interessava aos Belenenses, num jogo contra uma das equipas mais fracas do campeonato, que havia sido goleada no Restelo na 1ª volta. Mais do que uma boa exibição exigiam-se 3 pontos que permitissem iniciar a preparação de uma difícil série de jogos com a tranquiilidade que se impõe... Todavia nem 3 pontos, nem exibição digna de registo. E diz quem viu que o pontinho somado nem foi tão mau assim, tendo em conta que foi o Penafiel a equipa que mais perto esteve da vitória.

Contas feitas passamos a somar 29 pontos, e mantemos o 12º lugar da tabela, logo atrás da UD Leiria, que foi buscar 1 ponto ao Porto, perante a violenta equipa do Boavista.

Andebol

Ginásio do Sul, 29 - Belenenses, 26

A partida que colocou frente a frente 5º e 6º classificados do campeonato da Liga, respectivamente Belenenses e Ginásio do Sul, disputou-se no Pavilhão da equipa almadense, na Cova da Piedade.

Começou melhor o Belenenses, que iniciou a partida com o seguinte 7: Humberto Gomes, Diogo Pinheiro, Bruno Moreira, Tiago Silva, Pedro Matias, Jorge Meneses e João Pinto. Depois de quase 4 minutos sem golos, o Belenenses colocou-se em situação de vantagem através de Bruno Moreira.

Os primeiros 15 minutos da partida foram controlados pela equipa azul, que chegou aos 2-5 com relativa facilidade. O Belenenses jogava em ataque organizado, tentando envolver toda a equipa em bonitas combinações ofensivas e tendo como objectivo central colocar a bola no pivot ou, em alternativa, em homens soltos e prontos para o remate.

O Ginásio optou por outro estilo de jogo e desenvolveu a sua estratégia com base em duas soluções extremamente eficazes: os remates da meia distância e a velocidade e poder de remate do seu ponta esquerda. Nunca os almadenses tentaram jogar bonito, nem apresentar jogadas demasiados elaboradas... os golos todaviam começaram a aparecer.

A fase inicial da partida fica ainda marcada pela apresentação de vários cartões amarelos a jogadores do Belenenses, bem como pelo recurso excessivo da equipa de arbitragem aos 2 minutos de exclusão... A primeira parte terminava com o marcador em 15-13, favorável à formação da margem sul.

A segunda parte não trouxe grandes novidades, a não ser um maior nervosismo por parte dos jogadores azuís, que tentavam jogar andebol bonito mas pouco eficaz: os ataques da equipa belenense esbarravam no guarda-redes do Ginásio (na nossa opinião o melhor jogador em campo) ou em decisões "caseiras" da equipa de arbitragem, que assinalou sucessivas faltas ofensivas, incluindo inacreditáveis situações de invasão da área...

O Ginásio ia mantendo a diferença na casa dos 2 / 3 golos, gerindo a situação de forma inteligente, contra um Belenenses que jogava com o coração e não com a cabeça. João Pinto era o rosto do inconformismo azul, assinando golos de belo efeito e, simultaneamente, exagerando nas iniciativas individuais.

No final o marcador assinalava 29-26. O Ginásio vencia o jogo sem nunca ter jogado bonito... Venceu a equipa mais pragmática, numa partida que revela bem a falta de ritmo competitivo das equipas da Liga, vítimas de guerras e problemas a que são alheias.

Sobre a nossa equipa: fica a ideia de que se trata de um conjunto cheio de talento, que sabe jogar andebol em equipa, mas ao qual falta experiência e calma, bem como soluções tão básicas como um canhoto a jogar na ponta direita do ataque... Acredito todavia que esta equipa tem condições para conseguir melhor e dar alegrias aos sócios, numa modalidade de que tanto gostam os belenenses!

Sem comentários: