sábado, novembro 20, 2004

A importância do ciclismo

Foi com grande satisfação que tinha vindo a ouvir falar no provável regresso do ciclismo ao Belenenses, antes de mais porque é uma modalidade pela qual tenho especial simpatia. Mas mais importante ainda, é uma modalidade que corre o país de lés a lés e ninguém tem de pagar bilhete para ver as nossas cores a passar.

De facto, o grande impulsionador da dimensão nacional de Benfica e Sporting, incomparáveis no panorama do futebol mundial (Reais e Manchesters são marcas que se vendem, não paixão enraízada), foi o ciclismo. Foram os sprints de homens como José Maria Nicolau ou Alves Barbosa que espalharam os nomes destes 2 clubes pelo país inteiro.

Como referi anteriormente, é uma modalidade com visibilidade e que "chama" as pessoas, na medida em que ver os ciclistas passar é grátis e algumas provas têm boa cobertura televisiva. Para além disso, é um facto que o "sofrimento" a que são sujeitos os ciclistas leva a que o público se interesse sempre pelo lado positivo do desporto, e muitas vezes os aplausos para os últimos são bem mais fortes que para os primeiros.

É também uma modalidade que, à vista desarmada, parece proporcionar um bom retorno aos patrocinadores: Bom-Petisco Tavira, La-Pecol Águias de Alpiarça, Recer-Boavista, Maia-Milaneza, Sicasal-Acral e tantas outras foram associações que perduram entre clubes e patrocinador. Parece-me aliciante a um patrocinador juntar o nome a um clube de prestígio como o nosso.

Cá espero, com grande expectativa, esta nova modalidade, que terá certamente um carinho especial aqui no Blog do Belenenses.

Há vida no Restelo

Esta manhã fui ao complexo desportivo do Belenenses entrevistar o futebolista Amaral e o Basketbolista Miguel Minhava, para o próximo número do Jornal do Belenenses. E não posso esconder a satisfação de ter visto largas dezenas de miúdos, com as camisolas do Belém, das escolas de futebol e basket, a jogar animadamente no Maracanãzinho e no Sintético. Mas melhor que isso era ouvir os miúdos que estavam de fora, à espera de vez para entrar em campo, a fazerem claque e a puxar pelos colegas, cantando o nome do nosso clube. Está aí o futuro, há que acarinhá-lo.

Gostei mesmo muito de ver.

Sem comentários: