sábado, novembro 06, 2004

Beira-Mar x Belenenses 3-3



Análise ao jogo (por Luciano Rodrigues):

O jogo de ontem deixou-me particularmente irritado pois acho que fomos nós que cavámos a nossa própria sepultura. A equipa que entrou em campo foi uma perfeita aberração, não faz sentido desfazer uma dupla de centrais que tem funcionado bem para colocar um deles à direita e colocar no meio um homem que já deu muito ao clube, mas cuja hora já chegou, e não foi hoje ou ontem, já foi há muito tempo.

Ou seja, com a entrada de Cabral resolveu-se o drama do lado esquerdo, mas "rebentou-se" voluntariamente com o centro e lado direito da defesa! E só na 2ª parte Carvalhal percebeu isso. Para além do mais, a subida para o meio-campo de Amaral foi perfeitamente inócua, o homem não se via a atacar e mal se via a defender.

Por outro lado, devo dizer que gostei de ver o Brasília (algumas ele deve fazer para nunca ser titular, jogando sempre bem) e o Eliseu. O Neca está desesperante, nem uma bola consegue dominar. Uma falta de confiança gritante. Ontem até Marco Aurélio esteve infeliz em 2 lances, mas no 1º graças a Andersson e no 2º graças à sua intervenção, o perigo passou.

Relativamente ao jogo, foi pena não termos ampliado a vantagem no primeiro quarto de hora. Depois o Beira-Mar cresceu. A 2ª parte foram 45 minutos loucos com ambas as equipas à procura de golos.

O resultado final de 3-3 aceita-se para um jogo nem sempre bem jogado, mas com vontade de parte a parte.

Gostava de referir Antchouet, o nosso Xuxu, sempre tão criticado e que ontem marcou 3 golos em 3 oportunidades, sendo que o segundo foi um excelente golo, com boa recepção (e não era fácil) e bom remate. Destaque também para Juninho que brilhou e foi verdadeiramente desequilibrador, para além de pela primeira vez o ter visto a ajudar muito o meio-defensivo. Por fim, não posso deixar de destacar Andersson, um verdadeiro pêndulo no meio-campo.

Relativamente à arbitragem, foi muito má, sem prejuízo para nenhum dos lados em especial, mas tão-só para o espectáculo. Como foi possível haver 3 ou 4 entradas assassinas na 1ª parte sem um cartão amarelo??? E na 2ª parte já havia cartões por tudo e por nada??? O lance que Pélé corta sobre a linha começa também numa falta grosseira cometida sobre o Rolando que é puxado no tronco pelas 2 mãos de McPhee. E ainda em relação a Pélé há um lance logo no início do jogo perfeitamente bizarro, em que Pélé ganha em velocidade a McPhee claramente dentro da área, ninguém percebe o que o árbitro apita, e este aponta um livre fora da área, considerando falta sobre McPhee. Ah, e o amarelo ao Juninho é também surreal, uma vez que o jogador Aveirense está a mais de meio metro de Juninho quando se atira para o chão...

Resumindo, foi na minha opinião um ponto ganho. Mas se fossemos mais ambiciosos o Beira-Mar tremia. Aqueles últimos 10 minutos podiam ter servido para caírmos em cima deles, que estão a precisar desesperadamente de pontos. Mas o que vi foi o contrário: um livre nos últimos segundos de descontos em que em vez de bombear a bola para a área decidimos gastar uns segundos a trocar a bola, sendo que o Beira-Mar recuperou a bola imediatamente! Esta atitude tem de mudar, tal como as claríssimas perdas de tempo do Marco Aurélio. Só beneficiamos o adversário!

Notas importantes (por Luís Vieira)
O Belenenses jogou ontem em Aveiro frente ao Beira-Mar e consentiu um empate a 3 bolas.

- Em 5 jogos realizados fora do Restelo temos 2 empates e 3 derrotas.
- Empates frente ao Rio Ave e ao Beira-Mar.
- Derrotas contra o Estoril, Porto e Sporting.

- Temos 16 golos marcados e 16 sofridos. Ou seja, actualmente temos o melhor ataque e temos a terceira pior defesa (com mais um jogo).
- Nos jogos fora temos 6 marcados e 12 sofridos.
- Antchouet tem 8 golos marcados, o que representa 50% dos golos do Belém. É tambem actualmente o melhor marcador da Superliga.

- Temos 27 cartões amarelos (media de 3 por jogo) que deram origem a 2 vermelhos. (a pior equipa é o Porto com 28 amarelos)

- Estamos em nono lugar e podemos perder nesta jornada três posições.
- No fim desta jornada podemos ficar apenas a 1 ponto dos lugares de despromoção.

Enfim...

Sem comentários: