quinta-feira, julho 15, 2004

Não há dinheiro... Só se houver necessidade!

(Artigo da autoria de Eduardo Torres)

Surpreendentemente, tomámos conhecimento de que, segundo responsáveis da SAD no Belenenses, não há mais contratações, nomeadamente a do nº 10, porque... não há dinheiro. Só se contratará mais alguém se, daqui a uns meses, se verificar que é necessário!

Estas afirmações provocaram a maior surpresa e, na maioria dos casos, uma grande decepção (ou até desânimo) entre nós.

Com efeito, como é possível que clubes com orçamentos idênticos aos nossos (Braga, Marítimo) tenham obtido melhores reforços, com menos empréstimos? Como é possível que, com a indemnização que o Benfica acordou pagar pelo caso Paulo Madeira, não haja já dinheiro para mais? Contratados, mesmo, houve só dois: o Zé Pedro e o Sandro. E, ao que parece, a custo zero. Os outros são emprestados (e já disse que sou totalmente contra jogadores emprestados por clubes portugueses, salvo numa base de troca); por outro lado, saíram jogadores, alguns deles com a justificação de terem vencimentos muito altos... então, como é que pode não haver dinheiro? Sobretudo, como pode deixar de haver dinheiro de um dia para o outro, literalmente de um dia para o outro? Os dirigentes da SAD distraíram-se e, afinal, não havia dinheiro quando anunciavam novas contratações? Alguém assaltou a nossa tesouraria? O Benfica voltou a recusar pagar, enquanto não comprar os jogadores que lhe faltam?

E no meio disto tudo, qual é a linha de rumo? Há alguma coerência? Ficaram o médio ofensivo e o ponta de lança referência na área de fora porque se decidiu assim, ou apenas porque calhou serem os últimos, e entretanto a SAD descobriu que não há mais nenhum.

E, contudo, diz-se: ...se houver necessidade...”. Se houver necessidade, para quê? Por regresso de emprestados ao clube de origem? Por vendermos alguém? Por o treinador sair e o que vem a seguir, entretanto, querer outro tipo de jogadores? Para não descermos de divisão? Para ficarmos nos tais 8 ou 9 ou 10 primeiros (já houve as 3 versões)? Para chegarmos à Taça UEFA? Para chegarmos à Liga dos Campeões? Para ganharmos o Campeonato? Eu não sei, mas isso não é grave. O pior é se ninguém sabe.

Pessoalmente penso que ou temos e usamos, dentro de limites de rigor e equilíbrio, ou não temos (sem entrar em imprudências) e, então, melhor fora nunca se falar nisso.

O que receio é que continuemos na mesma posição de “assim-assim já chega”. A essa postura de esperar que tudo corra bem, sem fazer o máximo para que assim seja, aplica-se a frase popular “Fia-te na Virgem e não corras”.

Eu acho que é melhor correr – e muito! E acho que devemos manter vivo o orgulho Belenense!

Sem comentários: