sábado, dezembro 16, 2006

Marítimo-1-4-Belenenses: Ilha dos Sonhos

L Rodrigues

O Belenenses venceu ontem na Madeira, o Marítimo, por 4-1, com 2 golos de José Pedro, 1 de Eliseu e outro de Silas. Vimos um Belenenses maduro, arrumado e venenoso. Vi um Belenenses como já não via há uns bons anos. Nestes últimos 3 jogos, tem-se visto um Grande Belenenses. Assim continuem.

De facto, é difícil descrever em palavras o que ontem aconteceu, face a um valioso opositor. Ainda para mais tendo em conta os últimos 3 resultados que neste momento deixam o Belenenses, a 2 jogos do término da 1ª volta, com a manutenção à distância de apenas 3 vitórias. O Belenenses entrou de forma interessante e a mostrar os dentes, e aos 10 minutos José Pedro, com um passe soberbo, isola Silas na esquerda. Este entra na área, faz uma maldade ao defesa contrário (ainda não deve ter encontrado os rins) e dispara uma bomba ao angulo. O mais difícil estava já feito.

Mas o Belém não se acobardou à sombra da vantagem, continuou a disputar o jogo e o Marítimo dificilmente chegava às imediações da nossa área. Eis então que já nos últimos minutos do 1º tempo, José Pedro encontra uma bola "morta" à entrada da área e atira mais um missil para o fundo da baliza insular. A jogar bem e a vencer por 2-0 ao intervalo, a vitória parecia estar certa.

No entanto, os primeiros minutos do 2º tempo foram complicados, muito por culpa do Marítimo que entrou em grande força, causando dificuldades. No entanto, ao fim dos primeiros 10 minutos o Belenenses reequilibrou até que... entrou Eliseu.

Eliseu entrou, foi para a sua posição, Rodrigo Alvim endoça-lhe o lançamento lateral e Eliseu fez pura magia na esquerda, rompendo pela linha lateral, internando-se na linha de fundo e correndo em direcção à baliza. Só com Marcos pela frente, e com pouco ângulo, Eliseu finalizou como o lance tinha de ser finalizado: um toque subtil. MAGIA!

Poucos minutos volvidos, novamente Eliseu pela esquerda, passa a linha defensiva, entra na área, é carregado pelas costas e penalty. José Pedro não enjeitou e o Belenenses estava em grande. O Marítimo ficou de cabeça perdida, tudo saía mal, e o Belenenses, durante alguns minutos, parecia uma equipa de galácticos, com José Pedro, Silas e Rúben Amorim a mostrarem dotes circenses.

Por fim, num lançamento em profundidade inofensivo, Costinha saiu-se mal (tinha tempo para esperar e agarrar a bola na área), cabeçeou a bola para a frente e Lipatin marcou o golo insular. Estava feito o resultado final, mas o Belenenses mostrou sempre uma postura extraordinária, mesmo vencendo 4-1 a poucos minutos do fim a equipa era incansável na busca da bola.

Quanto à equipa de arbitragem, um verdadeiro naufrágio, mesmo que incrivelmente sem influência no marcador. Uma mão cheia de foras-de-jogo mal assinalados para ambos os lados, um golo mal anulado ao Marítimo e outro bem anulado ao Belenenses. Perdoou a expulsão a Gregory que fez penalty sobre Eliseu que ia isolado e fez vista grossa a uma agressão bárbara de Kanu a Gaspar, que pontapeou a cabeça do jogador azul quando este se encontrava no chão.

Uma grande noite de futebol azul, para um fim de semana perfeito. Ou como uma camisola cor-de-laranja que tanta celeuma levantou, na sua estreia parece irradiar luz azul bem forte.

Sem comentários: