quinta-feira, dezembro 14, 2006

2 pesos, 2 medidas

L Rodrigues

Já foi aqui referido pelos Blogs azuis, e não só, a vergonha que é o castigo aplicado a Nuno Gomes, jogador do Benfica, na sequência de uma entrada assassina sobre um jogador do Sporting, no último jogo entre as 2 equipas. O jogador do Sporting roubou a bola a Nuno Gomes dentro da sua própria área e seguia com ela para a sua linha de fundo. Num acesso de raiva claramente perceptível, Nuno Gomes sprinta na direcção do adversário e agride-o por trás com uma "tesoura" extremamente violenta, sendo que o árbitro da partida não teve outra solução senão mostrar-lhe vermelho directo por agressão.

Em termos de castigos em relação a vermelhos directos, sempre se dividiram em 2 tipos:
- 1 jogo, nos casos de vermelho directo, por exemplo, por derrube do guarda-redes ou defesa a um adversário isolado, em falta no decorrer do próprio jogo
- 2 ou mais jogos, nos casos de vermelho directo por agressão.

O que levou Nuno Gomes a ver o cartão vermelho directo foi uma agressão, e não uma falta numa situação de golo iminente para a sua baliza. Porquê então apenas 1 jogo de castigo???

Lembro-me logo da expulsão de José Pedro no jogo contra a Naval... num lance a meio-campo, o adversário rouba-lhe a bola e José Pedro tenta agredi-lo com um pontapé. Arrepende-se a meio, mas a perna já vai disparada e acaba por atingir o adversário, mas já com pouca força. O árbitro, e bem, mostra-lhe vermelho directo. José Pedro, e bem, leva 2 jogos de castigo. Porquê 2 jogos numa situação muito menos perigosa (atingiu o adversário já sem força) e em que o jogador azul teve um comportamento com muito nível, pedindo de imediato desculpa ao adversário e retratando-se logo no final da partida?

Atenção, que não teria qualquer interesse para o Belenenses o castigo de Nuno Gomes ser de 2 jogos. Mas é assim como se um ladrão de automóveis tivesse uma pena maior que um assassino. E devemos lutar pela justiça cega. Não vos parece?

Sem comentários: