sexta-feira, dezembro 29, 2006

Escrever Direito: 29-12-2006





Vou falar-vos de um assunto que me perturba. Aliás, sempre me perturbou mas nunca me apeteceu falar dele. Hoje apetece, até porque, a cada dia que passa, a minha revolta contra a manipulação que é feita nos jornais no que respeita às notícias dos 3 palhaços do costume é maior… Refiro-me aos inquéritos que diariamente são colocados a votação nos vários pasquins, como se de questões nacionais se tratassem, seja nos jornais em formato papel, seja nos jornais on-line.

É verdadeiramente abusiva e irresponsável a forma como determinados jornais se consideram no direito de colocar à nossa consideração, para eles de leitores de clubes “menores”, assuntos que não nos dizem respeito e que não nos interessam minimamente, sem cuidar se haverão outros, igualmente importantes, que devessem ser discutidos. Invariavelmente, como não podia deixar de ser, as questões que com maior frequência nos deparamos e assumem contornos de “drama-nacional-a-precisar-urgentemente-de-resposta” estão relacionadas com milhafrices. Pois, está claro… Ultimamente, então, tem sido escandalosa a mediocridade e inutilidade dos inquéritos em causa e, principalmente e mais grave, a sua intenção obsessivamente tendenciosa. Por outras palavras, a sua intenção manipuladora e manifestamente favorecedora dos 3 idiotas do costume.

Vejamos alguns exemplos

1. Inquérito disponível no site MAIS FUTEBOL:
José Veiga deve voltar ao Benfica?
 Já
 Não
 Só depois de todos os casos resolvidos
(para além da falta de interesse da pergunta para o comum dos mortais, repare-se na anormalidade que é perguntar-se se alguém que está indiciado por crimes fiscais deve ou não voltar a exercer funções de exposição pública!)

2. Inquérito disponível no JORNAL RECORD:
O paraguaio Oscar Cardozo é o tipo de ponta-de-lança que o Benfica precisa?
 Sim
 Não
(Será que é? Será que não é? Será que o nome indicia alguma coisa? Será bom? Será mau? Deviamos conhecer o Oscar? Ó meu Deus…ajudai-nos a todos a resolver este dilema…)

3. Inquérito disponível no JORNAL RECORD:
Qual foi o melhor jogador da Liga em 2006?
 Moutinho
 Quaresma
 Simão
 Outros
(Gosto do “Outros”…é assim tipo…reconfortante…e depois é giro porque dá para pensar em imensas coisas ao mesmo tempo…Para quê nomear jogadores de outros clubes quando podemos colocá-los a TODOS numa categoria residual!!!Acaba por ser, de certa forma, mais democrático…)

4. Inquérito disponível no JORNAL RECORD:
Em qual dos três grandes gostaria de ver Scolari quando este deixar a Selecção Nacional?
 FC Porto
 Sporting
 Benfica
(Que pena…neste nem se lembraram de colocar a opção “Outros”…logo agora que já nos estávamos a habituar a esse conceito, não era?)

5. Inquérito disponível no JORNAL RECORD:
O Benfica deveria deixar sair o defesa brasileiro Anderson, que está insatisfeito por não jogar?
 Sim
 Não
(Esqueçam o drama de que vos falei acima…o do ponta de lança para o Benfica…este é muito maior e mais urgente…trata-se de um jogador que está insatisfeito…é preciso fazer algo…e rápido!!!Respondamos todos ao inquérito!!!Já!!!)

6. Inquérito disponível do JORNAL O JOGO:
O médio Diego, do Penafiel, é um bom reforço para o FC Porto?
 Sim
 Não
 Não sei quem é
(esta pergunta é tão estupida que o próprio jornal o reconhece ao colocar a hipótese “Não sei quem é”…É que ninguém sabe mesmo quem seja o Diego do Penafiel! Pode ser cunhado do Oscar Cardozo e aí está explicado o nosso desconhecimento. Mas e se for cunhado do Deco, já temos desculpa para não saber quem é? Enfim…sai mais uma pergunta idiota!!!)

O Sporting faz regressar Bruno Pereirinha (ainda com idade de júnior) para reforçar o plantel que enfrentará a segunda metade da época. É uma boa aposta?
 Sim
 Não
(que pena não haver outra vez a opção “Não sei quem é”…neste eu gostava de participar…)

Qual o sector da equipa do Benfica que mais precisa de ser reforçado?
 Defesa
 Meio-campo
 Ataque
(Enfim...que fazer? Estes, como colocam sempre 3 perguntas sobre as 3 colectividades de jumentos, tinham que perguntar qualquer coisa sobre os milhafres. E pronto…saiu isto!!!)

Bom… era isto que me vos queria transmitir, era esta minha revolta, que, enquanto se mantiver e enquanto eu continuar a ver estas anormalidades e desigualdades de tratamento, continuarei a dar conta e a não calar!

Sem comentários: