segunda-feira, dezembro 04, 2006

A AG dos chumbos

L.Rodrigues

Na última 5ª feira o Belenenses e a sua Direcção viveram uma AG muito quente, em que foram chumbados quer a proposta de aumento de quotas, quer o Orçamento para 2007. Curiosamente, a demissão da Direcção pedida por tantos, foi também a votação no final... e foi chumbada. Como já li algures, na 5ª feira passada tudo seria chumbado.

Relativamente ao aumento de quotas, muito sinceramente percebo o seu chumbo pelas razões invocadas e em especial pela conjuntura. Não percebo enquanto mero aumento de quotas. Mas temos de perceber a conjuntura, e ao contrário do que já por aí li, não me parece algo de paranormal o que se passou nem me choca a mobilização da "oposição" (aquela coisa que na realidade não temos, apenas uma amostra que não se afirma como tal, infelizmente). Acho que são coisas naturais num processo como uma AG de um clube. Como acho normal ser marcada para determinada data, consoante seja do interesse da Direcção ter muitos ou poucos presentes. Ao contrário de muitos, não sou uma pessoa derrotada pela vida, e compreendo que estas coisas sejam assim, quer de um lado, quer do outro. Se calhar, a "oposição" trabalhou muito melhor esta AG do que a Direcção. A tal mobilização da "oposição" de que se fala, também poderia ter sido feita pela Direcção...

No que diz respeito ao Orçamento, depois das tais incidências durante a AG, era expectável que chumbásse. Curiosamente, ou não, o debate durante aquelas 3 horas foi na sua grande maioria absolutamente estéril. Ninguém com profundo conhecimento de causa apontou esta ou aquela questão de uma forma estruturada e ninguém assumiu disponibilidade para mudar as coisas.

Grave naquela AG não foi o chumbo do aumento da quotização ou do Orçamento. Grave, na minha opinião, foi ter havido dentro da Mesa diferentes sentidos de voto conforme parece ser verdade, atendendo ao que se tem falado na blogosfera, apesar de não me ter apercebido no local.

Mais grave que tudo será se esta noite tivermos a notícia da demissão da Direcção. O Belenenses precisa de tudo, menos instabilidade. E o mandato desta Direcção termina já em Abril, podendo terminar de uma forma natural e minimizando impactos.

Aconteça o que acontecer esta noite, que seja para bem do Belenenses.

Sem comentários: