quinta-feira, dezembro 07, 2006

Esclarecimento aos Sócios

Blog

O seguinte esclarecimento foi ontem publicado no Site Ofical:

As reprovações sistemáticas das medidas apresentadas, nas últimas Assembleias Gerais, pela Direcção do Clube de Futebol «Os Belenenses», nomeadamente na última reunião formal de associados realizada no passado dia 30 de Novembro, onde se registaram, mais uma vez e de forma agravada, algumas afirmações que, além de demagógicas, chegaram mesmo a colocar em causa valores, como a dignidade pessoal e a honorabilidade dos elementos que compõem a Direcção, os Órgãos Sociais e, em especial, e de forma inqualificável, do Presidente do Clube de Futebol «Os Belenenses», em detrimento de um debate construtivo, esclarecedor e frutuoso para o futuro da Instituição, devem ser objecto de uma analise aprofundada por parte da massa associativa, pelo que se emite este esclarecimento.

Na realidade, pouco ou nada se discutiu própriamente quanto aos fundamentos e às políticas associadas ao orçamento e quotização apresentados, poucas oportunidades ou condições existiram para prestar alguns esclarecimentos em relação às poucas dúvidas suscitadas em qualquer um dos pontos em agenda, pelo que entendeu o Presidente da Direcção convocar para o dia 4 de Dezembro, segunda-feira, uma reunião alargada a todos os membros dos Orgãos Sociais, eleitos em Abril de 2005, bem como aos elementos do Conselho Geral que o integram por força da votação obtida por cada uma das listas concorrentes a que estavam associados nesse mesmo acto eleitoral.

Importa esclarecer de forma prévia, e porque muitas vezes a imprecisão ou a não verdade quando repetida reiteradamente se transforma quase em verdade, convém esclarecer alguns pontos veiculados quer em alguns meios de Comunicação Social, quer através de intervenções de alguns associados na citada e recente Assembleia Geral:

1. Encontram-se aprovados, em A.G.´s realizadas para o efeito, quer o Relatório e Contas referentes a 2005, quer o Orçamento para o exercício de 2006;

2. Sobre o orçamento para o exercício de 2006, aprovado em Novembro de 2005, entendeu a Direcção, em tempo oportuno, apresentar uma proposta de orçamento rectificativo (sem que a isso fosse estatutáriamente obrigada) no objectivo claro de uma maior informação e transparência junto da massa associativa face aos imprevistos conhecidos que alteraram a projecção inicial quer no que refere a custos, quer a proveitos. Á data de elaboração do citado orçamento rectificativo eram conhecidos os elementos contabilisticos do primeiro semestre, procurando-se assim e com as medidas preconizadas atingir o reequilibrio económico-financeiro do ano de 2006, informando simultaneamente os associados daquela que é a projecção mais recente do resultado final no exercício de 2006. Tratava-se somente de uma medida de boa, e transparente, gestão do Clube de modo a que a credibilidade financeira se mantenha.

3. Jamais foi feita, por qualquer elemento da Direcção alusão ou justificação da presença ou ausência de qualquer membro do Conselho Geral (CG). Antes sim, foram justificadas, por uma questão de princípio e respeito pelos presentes na Assembleia Geral (reunião magna, formal e solene do Clube) e aos sócios em geral, as ausências de membros da Direcção e do Conselho Fiscal e Disciplinar (CF) que se encontravam no estrangeiro, quer por motivos profissionais empresariais, quer por estarem ao serviço do país.

4. No que se refere à oportunidade (ou oportunismo) de calendarização e horário da última Assembleia Geral Ordinária imposta estatutáriamente para apresentação, discussão e votação do orçamento de Receitas e Despesas para o ano seguinte (e simultaneamente deliberação sobre a quotização) foram utilizados os seguintes princípios que determinaram a data e hora de realização da mesma:

a) até final do mês de Novembro;

b) véspera de feriado, não sendo portanto o dia seguinte «um normal dia de trabalho» na sequência aliás de várias solicitações de associados em assembleias anteriores;

c) nas instalações do Clube de Futebol «Os Belenenses», também por solicitação expressa de inúmeros associados em outras sessões anteriores;

d) condicionalismo de realização durante o fim-de-semana própriamente dito, dadas as inúmeras actividades competitivas que se desenrolam no Pavilhão Acácio Rosa (único espaço com características para albergar uma Assembleia Geral), nas mais diversas actividades e nos mais diversos escalões, facto só desconhecido a quem, porventura, nunca tenha estado presente no Complexo Desportivo do Belenenses durante um destes referidos dias, nesta época do ano. A opção pela transferência das actividades desportivas para outros espaços fora do Restelo seriam causadoras de elevados impactos a nível logístico, desportivo e financeiro.

Continua...

5. Foram atribuídas na Comunicação Social declarações ao Presidente da Direcção quanto ao número de associados que haviam elegido a actual direcção, referindo concretamente «10.000» em contraponto aos cerca de 100 sócios presentes na pretérita Assembleia Geral, quando na realidade foi afirmado que a Direcção eleita havia sido escolhida, por maioria, num universo de cerca de 10.000 votos expressos nas urnas. Como é sabido, o sistema eleitoral de «Os Belenenses» prevê, de acordo com os seus Estatutos, a atribuíção de um número de votos por associado correspondentes a cada 5 anos filiação, facto e proporcionalidade que não se verifica nas restantes Assembleias Gerais, pelo que é até nosso entendimento que fará, porventura, sentido que tal situação seja objecto de análise aprofundada e revisão estatutária, independentemente do método que for seguido.

Apresentados estes pontos de esclarecimento prévio, que se impunham, informa-se que no plenário dos Órgãos Sociais eleitos, realizado no dia 4 de Dezembro de 2006, foi analisada toda a problemática e controvérsia gerada de há uns tempos a esta parte no seio da familia azul, agravada com os acontecimentos mais recentes já referidos, que dificultando a gestão financeira do Clube mais não conduzem senão para atingir para a sua própria credibilidade. Importa, aliás, neste aspecto referir que as medidas tomadas pela Direcção têm, de forma muito evidente, contribuído para uma situação financeira mais equilibrada, a qual permita dar passos seguros para atingir outro tipo de objectivos já assumidos.

Foram aprofundadamente dissecados pelo Presidente da Direcção, da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal e Disciplinar, bem como por todos os restantes membros dos Órgãos Sociais eleitos, todos os cenários possíveis e respectivas consequências para o futuro da vida institucional do nosso Clube com a serenidade e a responsabilidade que a história e a grandeza do nosso Clube impõem.

Assim, tendo em consideração que:

1. O requerimento colocado à Mesa da Assembleia Geral para a convocação de eleições antecipadas, independentemente da oportunidade da sua apresentação, ou mesmo da sua validade e legitimidade, não foi aprovado pelos associados presentes na sessão;

2. Os superiores interesses da instituição e do colectivo devem ser colocados em primeira linha face aos interesses individuais ou particulares;

3. Os elementos dos Órgão Sociais eleitos defendem intransigentemente os princípios da cultura democrática e do normal funcionamento das instituições, salvo factos cuja gravidade justifiquem diferente posição, como aliás, está previsto nos próprios Estatutos do Clube de Futebol «Os Belenenses»;

Concluiu-se unanimemente que, a bem da estabilidade e credibilidade da Instituição, a bem dos princípios democráticos que defendem o normal funcionamento e cumprimentos dos mandatos e funções para que os Órgãos são eleitos, sem que existissem motivos objectivos para uma diferente posição, todos os Orgãos Sociais se deveriam se manter na plenitude das suas funções, para que foram mandatados até Abril de 2007, momento em que estatutáriamente se realizarão eleições gerais.

Viva o Clube de Futebol «Os Belenenses» !

( A Mesa da Assembleia Geral )
( O Conselho Fiscal e Disciplinar )
( A Direcção )

Sem comentários: