sexta-feira, dezembro 22, 2006

Benfica-4-0-Belenenses: Orgulho Azul

L Rodrigues

O novo Estádio da Luz assistiu esta noite provavelmente à melhor exibição de um adversário ante o Benfica. Os jogadores do Belém encheram o campo do princípio ao fim, com uma postura inexcedível e uma qualidade futebolística enorme. Do outro lado, esteve uma equipa que se limitava a bombear bolas e tentar ganhar faltas, que teve 5 oportunidades de golo e marcou 4 golos...

O Belenenses entrou a jogar de peito aberto e taco a taco com o Benfica, e teve algumas hipóteses, nomeadamente num remate de primeira de Dady e num remate forte de José Pedro. No entanto, o Benfica num lançamento longo e inofensivo conquistou um penalty, por pretensa mão na bola de Gaspar. No estádio fica a clara sensação que a bola é que vai ao braço, mas como no futebol actual parece que sempre que haja contacto, há falta, compreende-se a opção do árbitro. 1-0 para os encarnados.

Quando se pensava que o Belém ia "acusar" o golo, eis que a nossa equipa partiu para uma exibição de sonho. Logo nos minutos seguintes, sucessão interminável de cantos e lances de apuro para a área encarnada, com 2 penaltys perdoados ao Benfica, um deles claríssimo e que o árbitro viu, pois estava virado para os jogadores a uns 3 metros. Enfim... O Belém continuava a carregar, o árbitro "não via" faltas junto à área encarnada, mas apitou uma junto à nossa área. Karagounis remata, a bola bate na barreira e faz um arco caprichoso para o outro lado da baliza, com Costinha a já não conseguir chegar a tempo. 2-0 ao intervalo, resultado injustíssimo.

O Belenenses entrou muito forte na 2ª parte, com um futebol consistente e dominador, mas o Benfica havia de marcar o 3º golo logo aos 7 minutos, num lance em que a defesa azul não está isenta de culpas. Com 3-0, e o Benfica a trocar a bola entre o guarda-redes e os centrais nas poucas vezes em que a tinha, começaram a ouvir-se olés no estádio. Quando o Belém tinha a bola e fazia uma circulação fantástica a meio-campo, o estádio silenciava-se e ouviram-se "olés" da falange azul. Os nossos adeptos já tinham percebido que o banho de bola estava para durar, mas não valia a pena pensar em golos. As oportunidades desperdiçadas sucediam-se, com Quim, a falta de pontaria ou o manifesto azar e os postes a não nos deixarem marcar. Mais um ataque encarnado, e o golo final... novamente com culpas para a defesa.

Nota para um pormenor importante de Jorge Jesus, que saíu do banco e se dirigiu para mais junto do sector de adeptos do Belenenses a quem pediu para se deixarem de quezílias com os adeptos adversários e apoiarem a equipa. E de facto, quer o apoio das bancadas, quer o futebol em campo, não faltaram do início ao final do jogo. E quando uma equipa perde 4-0 e sai de campo debaixo de estrondosa ovação dos seus adeptos...

No final, todos os adeptos azuis cantavam e o tema era que Jorge Jesus está a construír uma grande equipa. Quanto aos 4-0... eles daqui a 2 jogos veem ao Restelo.

Sem comentários: