terça-feira, dezembro 06, 2005

FUTSAL: O regresso às vitórias!

T.Louro

O Belenenses voltou neste sábado aos triunfos, ao ir ganhar ao terreno do Sassoeiros por sofridos, mas saborosos 3-4. Foi um jogo muito complicado, o Sassoeiros jogou muito fechado na sua defesa e em contra ataques muito perigosos aproveitava para criar perigo. Beneficiou ainda de uma gritante dualidade de critérios por parte da dupla de arbitragem, que não tem categoria para apitar jogos da 1ª divisão nacional de futsal.

Image hosted by Photobucket.com

O Belenenses entrou muito nervoso na partida, foi uma 1ª parte para esquecer, em que nada saía bem aos Conquistadores, fruto dos últimos resultados averbados pela equipa.
Com arbitragem de João Ramos e Pedro Timóteo, o Sassoeiros alinhou com Tiago Santos na baliza, Heldinha, Bruno Cardoso, Jorge Fernandes e Mauro. Foram utilizados ainda Bruno Pires, Bruno Almeida (cap.) e Maniche. O Belenenses jogou de início com Cristiano, Marco Reis, Miguel Fernandes, Pedro Nova e Pedro Caetano (cap.). Jogaram também Nuno Monteiro, Mingo, Carlos Reis, Luís Vilar e Ricardo Cardita. Carlo Cardoso entrou para tentar defender um livre directo e Filipe Bernardino não saiu do banco de suplentes.

continua...

Eis o filme da 1ª parte:
- Remate perigoso de Pedro Caetano;
- Remate por cima de Bruno Cardoso;
- Livre marcado por Jorge Fernandes desviado pela defesa azul para canto;
- Livre estudado do Sassoeiros. Bruno Cardoso passa para Mauro e este falha;
- Cruzamento mortífero de Miguel Fernandes e Marco Reis chega atrasado;
- Desconto de tempo pedido pelo treinador do Belenenses, Manuel Jorge;
- Heldinha, isolado frente a Cristiano falha;
- Cristiano sai da baliza fora de tempo e o remate da equipa da casa é cortado por Pedro Caetano com o peito;
- Nuno Monteiro dribla com uma “cueca” um adversário, mas permite a defesa do guardião Tiago Santos;
- Jorge Fernandes atira a bola ao poste;
- Cristiano é mais lesto que o adversário e evita o golo dos anfitriões;
- O Belenenses atinge a 5ª falta a cerca de 10 minutos do fim da 1ª parte;
- Contra ataque bem desenhado pelo ataque do Belenenses entre Nuno Monteiro, Mingo e Carlos Reis, mas este último não consegue dar a melhor sequência à jogada;
- Livre directo de 10 metros a favor do Sassoeiros, após falta (muito bem simulada por Bruno Pires). Carlo Cardoso entrou para tentar defender o livre.
- GOLO DO SASSOEIROS! Bruno Almeida concretiza o livre.
- Passe de morte de Mingo para Nuno Monteiro, mas este não chega a tempo da concretização;
- Desconto de tempo pedido pelo treinador do Sassoeiros, Ricardo Lobão;
- Defesa espectacular de Cristiano a remate de Jorge Fernandes;
- Cartão amarelo a Luís Vilar por sofrer falta!!!;
- Remate de Luís Vilar desviado para canto;
- Cartão amarelo a Mauro por simular falta;
- Novo remate de Luís Vilar desviado para canto;
- Desta vez é Pedro Caetano a ver o seu remate desviado para canto;
- Remate de Ricardo Cardita interceptado por um defensor do Sassoeiros;
- Remate de Ricardo Cardita, agora para fora;
- Passe de Miguel Fernandes e Mingo remata sem perigo;
- Mingo, completamente isolado, não consegue igualar a partida;
- Remate de Pedro Caetano, ligeiramente ao lado;
- Mingo atira a rasar o poste;
- Novo livre directo de 10 metros inventado a favor do Sassoeiros. No meio de alguma confusão, cartão amarelo para Mingo e Jorge Fernandes. Desta vez, Cristiano defende o remate de Bruno Almeida para o poste.

Chegou assim o intervalo com o marcador em 1-0 a favor da equipa da linha de Cascais. O Sassoeiros a aproveitar a péssima exibição da dupla de arbitragem para chegar à vantagem num livre directo de 10 metros. O Belenenses muito amorfo durante a 1ª parte, conseguindo equilibrar um pouco o jogo a partir do momento que sofre o golo, mas uma equipa a jogar com 5 faltas e com estes pseudo-árbitros, tem o seu jogo muito condicionado. Para a 2ª parte, o Sassoeiros entrou com Tiago Santos, Mauro, Maniche, Bruno Cardoso e Jorge Fernandes. O Belenenses recomeçou a 2ª metade com Cristiano, Marco Reis, Miguel Fernandes, Pedro Caetano e Ricardo Cardita.

Image hosted by Photobucket.com

Foi assim o filme da emocionante 2ª parte:
- Grande remate de Ricardo Cardita para defesa de Tiago Santos;
- GOLO DO BELENENSES! Grande jogada de Ricardo Cardita e à boca da baliza Miguel Fernandes iguala a partida;
- Jorge Fernandes, isolado, permite a defesa de Cristiano;
- Miguel Fernandes consegue fugir às marcações da defesa do Sassoeiros, mas não é capaz de desfeitear o guarda-redes da equipa anfitriã;
- Marco Reis recupera a bola, corre o campo inteiro sozinho, mas o remate é efectuado em esforço e Tiago Santos defende facilmente;
- Passe de Tiago Santos para Maniche falhar frente a Cristiano;
- Cartão amarelo a Marco Reis por falta;
- Mingo remata para defesa do guardião do Sassoeiros;
- Remate de Nuno Monteiro para fora;
- Mingo está isolado, mas deixa-se desarmar pela defesa da equipa da casa;
- Cartão amarelo a Maniche por falta;
- Livre marcado por Nuno Monteiro directamente para as mãos de Tiago Santos;
- GOLO DO SASSOEIROS! Contra ataque mortífero do Sassoeiros e Mauro volta a colocar a sua equipa em vantagem;
- Mingo dribla um defensor, mas Bruno Cardoso, em esforço, corta a bola para canto;
- Cartão amarelo a Bruno Almeida;
- O Belenenses atinge a 5ª falta a 8 minutos do final da partida;
- Remate de Heldinha desviado para canto;
- Desconto de tempo pedido pelo treinador do Belenenses, Manuel Jorge;
- Mingo, claramente a necessitar de golos, falha escandalosamente;
- Desconto de tempo pedido pelo treinador do Sassoeiros, Ricardo Lobão;
- GOLO DO SASSOEIROS! Uma perca de bola de Ricardo Cardita a meio campo e Mauro eleva a contagem, aproveitando o facto de o Belenenses estar a jogar com Marco como guarda-redes avançado;
- Remate torto de Carlos Reis;
- GOLO DO BELENENSES! Passe de Carlos Reis para Miguel Fernandes, este assiste Nuno Monteiro que reduz para 3-2;
- GOLO DO BELENENSES! Nuno Monteiro retribui a assistência e Miguel Fernandes aproveita para empatar, levando os adeptos do Belenenses presentes ao rubro;
- Remate de Pedro Nova a dar a sensação de golo, mas a sair muito perto do poste da baliza;
- Nuno Monteiro isolado, após passe de Pedro Nova, não consegue fazer o golo azul;
- GOLO DO BELENENSES! Miguel Fernandes a concluir mais uma excelente jogada do 5 azul que funcionou na perfeição com a táctica de guarda-redes avançado;
- 2º Cartão amarelo e consequente vermelho a Jorge Fernandes por falta sobre Cristiano.

Image hosted by Photobucket.com

O Belenenses regressou desta maneira aos triunfos, pondo um ponto final numa série de resultados menos bons. Foi uma vitória muito saborosa, num pavilhão muito difícil e com uma equipa de arbitragem a evitar a todo o custo.

Image hosted by Photobucket.comO melhor jogador azul em campo foi o goleador Miguel Fernandes:
Blog do Belenenses: Conseguimos regressar às vitórias. Surgiram algumas, ténues, criticas à qualidade da equipa. Achas que esta foi a melhor resposta?
Miguel Fernandes: Sem dúvida alguma. Nós continuamos a trabalhar muito durante a semana e sabíamos que o dia da vitória iria chegar. Ainda bem que foi aqui, num campo dificílimo, poucas equipas irão ganhar aqui e acho que o Belenenses está de parabéns. Foi difícil, foi duro, foi no fim, mas assim sabe melhor.
Blog do Belenenses: É para manter a média de 3 golos por jogo?
Miguel Fernandes: Eu não sou um jogador de fazer muitos golos, foi bom porque ganhamos, essencialmente por isso. Eu não ligo muito às estatísticas individuais, o que conta são as vitórias e os meus parabéns aos meus colegas por me terem ajudado.

Image hosted by Photobucket.comDa parte da equipa técnica, conseguimos obter as reacções do Treinador Manuel Jorge:
Blog do Belenenses: O regresso às vitórias...
Manuel Jorge: Era o que fazia falta a esta equipa, uma vitória. Este grupo precisava de uma vitória, ainda mais assim, arrancada a ferros. Eu hoje tinha dito que era preciso sofrer e nós mostrámos que sabemos sofrer. Espero que esta vitória traga uma grande injecção de moral aos jogadores para arrancarmos rumo a um ciclo que se espera vitorioso.
Blog do Belenenses: Já acusaram a equipa de puder descer de divisão. Agora que está cumprido um terço do campeonato, até onde é que pode chegar esta equipa?
Manuel Jorge: Ainda é muito cedo para um balanço final. Estamos dentro dos objectivos propostos que é um lugar entre os oito primeiros. Eu acho que temos qualidade mais que suficiente para atingirmos esse objectivo com um à-vontade tremendo. Agora há vários factores aleatórios, como a arbitragem tendenciosa, as bolas que teimam em não entrar que influenciam os resultados. E quando uma equipa está mal, acontece-lhe tudo, hoje provou-se isso mais uma vez, mas graças a Deus demos a volta ao jogo e eles merecem porque estão ali jogadores a chorar.

Image hosted by Photobucket.comO Blog do Belenenses conseguiu também obter uma declaração do nosso Director Desportivo Nuno Lopes que nos disse o seguinte:
Nuno Lopes: “Foi uma vitória muito difícil, mas uma vitória de pessoas com carácter, pessoas com valores, que gostam muito daquilo que fazem e que se têm empenhado todos os dias, todos os treinos e todos os jogos, para que o sucesso do Clube de Futebol “Os Belenenses” seja idêntico àquele que foi nos últimos dois anos. Com esta vitória conseguiu-se uma lufada de ar fresco, que penso que de momento afugentará as cobras e os abutres que têm andado perto. O grupo de trabalho dedica esta vitória a todos os sócios e adeptos que têm acreditado em nós em todos os momentos. Única e exclusivamente para eles.”

Como nota de destaque, os jovens Conquistadores voltaram a vencer e lideram invictos o campeonato. A eles, os nossos parabéns também.

O próximo jogo dos nossos bravos Conquistadores Azuis disputa-se já nesta 5ª feira, dia 8, feriado nacional às 15h no pavilhão Acácio Rosa.
NÃO FALTEM NO APOIO AOS CONQUISTADORES!

Sem comentários: