quinta-feira, dezembro 29, 2005

As declarações de Couceiro

L.Vieira

As declarações do treinador do Belenenses na entrevista prestada ao jornal O JOGO na passada terça-feira levantaram muitas vozes de protesto dos vários adeptos azuis. (A entrevista pode ser consultada na integra aqui)

De facto, estas declarações são realmente uma vergonha. Vejamos:

O JOGO: Não lhe agrada muito pegar numa equipa a meio da época. O que o levou então a aceitar mais um desafio deste tipo?
José Couceiro: O FC Porto era um caso excepcional. Quando surge um convite deste tipo não se pode recusar. Contava continuar no FC Porto, mas não saí a mal com ninguém e foi uma opção minha. Também já disse publicamente que gostei muito dos quatro meses que estive lá. Mas agora isso é passado, acabou. Em relação ao Belenenses, pesou muito o facto de eu viver há 30 anos no Restelo, de ter aqui a minha família e encontrar um equilíbrio emocional e familiar que dificilmente encontraria noutro clube.
O JOGO: Se outro clube lhe tivesse proposto um cargo a meio da época, teria recusado?
José Couceiro
: Os clubes grandes, ninguém recusa, mas tive mais convites e não aceitei.
O JOGO: Sair do FC Porto e aceitar o Belenenses foi um passo atrás?
José Couceiro
: Um passo atrás foi, porque treinar o FC Porto é treinar um dos melhores clubes do mundo. Em termos de carreira, só tenho de provar que tenho qualidade e que merecia continuar no FC Porto. Não tenho rancor, nem estou aborrecido com ninguém. São opções que têm de ser tomadas.


Ou seja, ficámos a saber que para Couceiro existe claramente uma divisão entre os “3” e todos os outros clubes – o que significa que não percebe realmente os valores do clube – e que o que o levou a aceitar um cargo de treinador de uma equipa a meio da época foi o facto de viver na zona há 30 anos. Mas se fosse uma proposta de um dos “3” já era outra coisa. Depois diz que aceitar o Belenenses foi um passo atrás na sua carreira. Passo a citar “Um passo atrás foi …”. Ele disse mesmo isto? É obvio que infelizmente (já) não temos o “poder” que tínhamos antes, mas será que o nosso treinador não pensou que a entrevista ia ser lida pelos adeptos azuis? Não está ele a hostilizar os adeptos azuis? O que é que ele estava a pensar?? Isto é inacreditável.

O JOGO: Limitações da equipa?
José Couceiro
: De todos os níveis. Limitações que passam pela equipa ou pelo facto de termos pouco apoio dos adeptos no nosso estádio. As pessoas que vierem ao estádio têm de nos apoiar. Para irem ao estádio para estarem constantemente a assobiar, mais vale ficarem em casa. O Belenenses não tem vantagem nos jogos em casa. O Marítimo, Guimarães e Braga - sem falar nos três grandes - jogam com muitos adeptos em casa e isso é um factor que nós não temos. A equipa, sem público, perde a motivação.


Mais uma vez faz uma distinção entre os “3” e os outros mas em relação ao resto ele está a falar a verdade! O Belenenses não tem “factor casa”. E esta é a realidade.
No entanto, mais uma vez, a forma como Couceiro fala é inaceitável!! Ele diz “Para irem ao estádio para estarem constantemente a assobiar, mais vale ficarem em casa” e concordo, mas não sou o treinador do Belenenses! e por isso, nunca posso dizer essas palavras à comunicação social. O que ele devia fazer era apelar aos sócios para modificarem o seu comportamento no estádio. O que ele devia fazer era, em todas as entrevistas e declarações que faz à comunicação social, convidar todos os sócios e adeptos a apoiar a sua equipa nos próximos desafios. Ele devia aproveitar todas as oportunidades para anunciar que os preços praticados no Restelo – sócios desde 3€ e não sócios desde 7,5€ – são dos mais baratos no campeonato português. É incrível que os novos preços dos bilhetes no Estádio não sejam conhecidos – responsabilidade da Direcção e da SAD – mas isso já é outra conversa.

Muitos defendem que o JC deveria ser imediatamente demitido. Mas se isso acontecesse quais as consequências para o Belenenses? Eu penso que seria muito pior, e por isso, vou dar mais uma oportunidade ao treinador azul. Espero que tal como Carvalhal soube melhorar o seu discurso (comparem o que ele dizia no inicio com, por exemplo, a carta dirigida à Nação Belém) que o JC se identifique com os verdadeiros valores do clube e que corrija o seu discurso. Espero que ele perceba que o Belém não é um clube qualquer. Ele que compreenda que o que somos agora é apenas uma amostra do que já fomos, mas que a esmagadora maioria dos sócios e adeptos azuis é adepta do que o Belém já foi e do que tem esperança que volte a ser. O treinador, como qualquer funcionário do clube, também tem que acreditar que o clube vai voltar a ser o que era. Nós não somos, nem queremos ser um dos “3”, mas também não somos um dos “outros”. Temos uma identidade própria. Somos Belenenses.

Sem comentários: