sexta-feira, janeiro 09, 2009

Báu Azul: Vasques



Vasques

João Vasques, iniciou-se no clube da sua terra natal, o Lusitano de Vila Real de Sto António. Despertou mais tarde a cobiça do Atlético, onde ingressou em 71-72 e onde realizou excelentes exibições até 74-75.

O Belenenses então treinado por Peres Bandeira reparou nas qualidades deste extremo direito e em 1975-76 passa a fazer parte do plantel azul.No nosso clube realiza jogos fantásticos, combina na perfeição com Sambinha, numa ala direita de luxo.

Na memória de todos que assistiram um 4-2 no Restelo ao Benfica, tendo Vasques apontado dois golos ou quando em 1978/79 aponta o tento da vitória(esse jogo podia ter terminado dois a zero mas o arbitro Inácio de Almeida, depois de ter apitado para penalty, sofreu pressão de jogadores do Benfica e voltou com a decisão atrás).

Nos torneios de verão em Espanha e que valeram vitórias no torneio de Santander e no de Córdoba, Vasques chegou a receber convites quer do Málaga quer do Saragoça que não se concretizaram.

Outro episódio histórico acontece em 1976, ao Belenenses calha na eliminatória da taça UEFA o Barcelona e depois de um injusto 2-2 no Restelo, uma eliminatória disputada palmo a palmo no Camp Nou, com um golo e soberba exibição de Vasques e com um falhanço incrível de Alfredo nos instantes finais que nos teria dado o apuramento.

Foi pois um grande jogador este “nosso” Vasques.

Sem comentários: