segunda-feira, janeiro 19, 2009

A liga da vergonha !

Blog do Belenenses

Legislação da UEFA:






V. Guimarães confirmado LIGA “ELIMINA” BELENENSES E MANTÉM SEMIFINALISTAS DA CARLSBERG CUP

A Liga confirma o V. Guimarães como semifinalista da Carlsberg Cup, mantendo o “espírito do regulamento” mas contrariando a letra do mesmo, que colocava o Belenenses em vantagem sobre os minhotos por via de um dos critérios de desempate, o “goal-average”. Já de madrugada, um comunicado esclareceu a posição da Liga.

O Belenenses irá agora impugnar a decisão. O dirigente azul João Barbosa afirma que vai “aconselhar a Liga a não realizar o sorteio, pois é uma interpretação abusiva do regulamento”.

O V. Guimarães, graças à vitória por 3-0 sobre o Olhanense, na última jornada do Grupo C, conseguiu somar 4 pontos e ficar com 3-2 em golos, o que, presumia-se, o colocava à frente do Belenenses que, apesar de ter também 4 pontos, ficou com um “score” de 2-1.

Ao partir-se do princípio que a decisão seria tomada pela diferença de golos, o V. Guimarães foi, assim, dado como apurado para as meias-finais da Taça da Liga. A informação foi veiculada por todos os órgãos de informação e colocada no site da Liga.

Bronca

Ontem, porém, o blog Briosa levantou a questão, chamando a atenção para o facto de o critério de desempate ser o “goal-average” (coeficiente de golos marcados e sofridos) e não a diferença de golos.

Os responsáveis da Liga foram surpreendidos com a informação, tendo a diretora-executiva Andreia Couto assumido a responsabilidade de clarificar a situação que foi traduzida em comunicado.


Aceite

Para a Liga prevalece o senso comum, bem como a interpretação popular e comummente aceite que entende o “goal-average” como a diferença entre golos marcados e sofridos, sendo com esse significado que a expressão foi colocada nos regulamentos. A polémica está instalada e segue dentro de momentos.



Taça da Liga: Belenenses reivindica lugar nas ‘meias’

Belenenses e V. Guimarães terminaram a fase de grupos da Taça da Liga com 4 pontos cada no Grupo C. Segundo o ponto 3 do artigo 7.º do Regulamento dessa competição, o primeiro critério de desempate é o goal-average, expressão que, em rigor, definido até na legislação da FIFA, se traduz no coeficiente que resulta da divisão entre golos marcados e divididos.

Erradamente, é muitas vezes confundida com goal diference — a diferença de golos marcados e sofridos. Nas contas da Liga, a diferença de golos foi de +1 para ambos os clubes, entrando o segundo critério, «mais golos marcados», favorável aos minhotos.

Porém, o regulamento não fala em diferença de golos, mas sim em goal average. Que nos dos azuis é 2 (2/1) e no V. Guimarães é 1,5 (3/2). Logo, caberia ao Belenenses ficar em segundo no grupo, ser o melhor segundo de todos os grupos e, assim, garantir um lugar nas meias-finais da Taça da Liga.

Liga admite, Belenenses reage

A Liga reagiu ontem ao final da noite, através de comunicado, e considera que «a expressão goal average reporta-se à diferença entre golos marcados e sofridos» por ser esse o «entendimento comum na linguagem corrente do futebol».

Argumenta ainda com o «espírito do regulamento» para na prática manter o V. Guimarães no sorteio das meias-finais. Face a este comunicado, o Belenenses reúne hoje e deve avançar com um pedido de impugnação do sorteio (marcado para hoje, às 12.30, no Porto), não estando de parte o recurso aos tribunais.

Fonte do V. Guimarães garantiu presença do clube no sorteio de hoje e entende que «este é um problema entre Belenenses e Liga, que cabe a esta resolver».

Sem comentários: