quarta-feira, junho 18, 2008

O que é feito de... Basaula?



O desafio desta semana foi tentar saber do nosso antigo jogador o defesa central brasileiro Lula.

Lula de nome verdadeiro Luiz Bonfim Marcos, começou a jogar em Portugal ao serviço do Famalicão, onde cumpriu 4 épocas (1988-1992); voltou ao Brasil durante 18 meses para representar o S. Paulo e o Santos; em Janeiro de 1994 regressou a Portugal como reforço do Sporting, onde nunca se impôs; regressou ao Brasil por alguns meses para jogar no Curitiba; até que assinou pelo U. Leiria na época 1994/1995.

Lula ingressou no Belenenses na época 1995/1996 proveniente do União de Leiria, numa transferência envolta em alguma polémica uma vez que o clube da cidade do Lis garantia ter contrato com o atleta. Polémicas à parte, o certo é que Lula, aos 29 anos de idade, acabou mesmo por representar o Belenenses.

Este defesa-central que fez parte dos pré-convocados do Brasil para o Mundial 90, destacava-se pelo seu físico impressionante e força brutal, era um daqueles jogadores que impõem respeito só de olhar, e caracterizava-se por ser um central de marcação intransponível, duro como o betão e agressivo como um furacão.
Senhor de uma enorme cultura táctica e de um apurado sentido de colectivo, era imperial no jogo aéreo e sólido a defender junto à relva.

No Belém, naturalmente logo se assumiu na equipa como titular indiscutível, formando uma poderosa tripla de centrais com Paulo Madeira e Pedro Barny, bem auxiliada nas laterais por Neves na direita e sobretudo por Fernando Mendes na esquerda.
Foi muitas vezes o último homem a defender e através dos seus desarmes e recuperações de bola tornava-se no primeiro homem a lançar o ataque.

Na sua única época como jogador do Belenenses actuou em 25 jogos completos, 4 jogos incompletos, foi por 13 ocasiões admoestado com a cartolina amarela e por 3 ocasiões admoestado com a cartolina encarnada, tudo num total de 2538 minutos de tempo de utilização no campeonato.

A temporada espectacular que realizou despertou a cobiça do Porto que o contratou, pouco utilizado ao cabo de 2 anos rumou ao Brasil para representar o Vitória da Bahia durante uma época, voltou depois a Portugal para jogar na II Liga ao serviço do Paços de Ferreira.~Experimentou ainda o exótico campeonato chinês antes de regressar ao Brasil, onde já veterano e em equipas secundárias encerrou a sua carreira de futebolista.

Para a próxima semana o desafio será tentar descobrir o que foi feito do Basaula, um médio que actuou no nosso clube. Digam igualmente o que achavam dele como jogador.

Agradecemos todas as informações possíveis.

link: Cromos do Belenenses

Sem comentários: