quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Voz do Leitor VI: Futurologia





Agora que atingimos o 5º lugar da classificação da Liga BWin, graças à inquestionável e saborosa vitória sobre as lagartixas da 2ª Circular, e considerando a paragem “forçada” de duas semanas até ao próximo embate (em Leiria frente ao União local), é tempo de efectuar um pequeno exercício de futurologia, baseado em pressupostos realistas e neutrais, que nos pode dar claros indícios daquilo que nos irá surpreender e alegrar, lá para o fim do campeonato. Como diria o saudoso José Torres, (o bom gigante): “Deixem-nos sonhar …”

Assim, e face ao calendário que falta realizar, assumindo que o F.C.Porto irá ser o próximo Campeão Nacional, vamo-nos cingir apenas ao eventual desempenho das equipas que actualmente se encontram classificadas entre o 2º e o 8º lugar, a que vou designar de europeias, entre as quais se encontra, obviamente, o Belenenses.

Calendário das últimas 12 jornadas :
Photobucket

Em negrito - Jogos a realizar na condição de visitado.

Pressupostos assumidos:
1. O F.C.Porto vai ser campeão e ganhará todos os jogos em casa até ao final da época;
2. As equipas incluídas no acima referido lote, vencerão todos os jogos realizados em casa (empatando apenas na recepção ao F.C.Porto);
3. Na condição de visitante, as equipas europeias conquistarão uma vitória perante os dois últimos classificados e um empate nos embates com as restantes equipas;

Fazendo as contas, chegamos à surpreendente conclusão:
Liga BWin 2007/2008 (classificação)
1º FC Porto..... 77 pontos (Campeão)
2º Sporting...... 58 pontos (Liga dos Campeões)
3º Benfica........ 55 pontos (Liga dos Campeões)
4º Guimarães... 55 pontos (Taça UEFA)
5º Belenenses.. 49 pontos (Taça UEFA)
6º Sp.Braga..... 48 pontos
7º Setúbal........ 48 pontos
8º Marítimo...... 44 pontos

Obviamente que, não sendo o futebol uma ciência exacta, é praticamente impossível que estes prognósticos venham a coincidir totalmente com a realidade, mas podem servir de excelentes indicadores para as 12 jornadas que faltam realizar até ao final.

Nota: De igual modo, não se considera a eventual perca de 6 pontos, motivada pelo desenrolar do caso “Meyong”, onde cada vez é mais claro que o Belenenses não pode ser penalizado por erros cometidos por terceiros.

Viva o Belenenses !
A.Óscar M.Rodrigues
Sócio nº 4278

Sem comentários: