sexta-feira, fevereiro 15, 2008

O ROUBO DO SÉCULO




EPISÓDIO #5: O ROUBO DO SÉCULO

No dia 22 de Agosto de 1981 iniciou-se o campeonato nacional de 1981/82 com um Sporting - Belenenses em Alvalade numa quente noite de verão.

O Sporting tinha uma equipa muito reforçada e era apontado como forte candidato ao título. Uma das suas contratações mais sonantes era Oliveira que se notabilizou ao serviço do Porto.

No Belenenses estreava-se como treinador Artur Jorge e o plantel tinha sofrido profundas alterações com a saída de alguns jogadores importantes como Delgado e Nogueira.

Estive lá nessa noite e nunca esquecerei o maior roubo deliberado de arbitragem de que tenho memória em Portugal.

O árbitro foi o já falecido Mário Luís de Santarém que tinha integrado a comitiva do Sporting à China após ter arbitrado a final da Taça da época anterior em que descaradamente beneficiou o Sporting em desfavor do Porto.

Toda a gente se lembrava das fotografias de Mário Luís na viagem à China trajando com o emblema do leão ao peito, mas mesmo assim a FPF teve o descaramento de o nomear para esse jogo inaugural do campeonato!

As equipas alinharam com

SPORTING
Meszaros; Xavier, Zézinho, Eurico e Inácio;
Ademar, Virgílio(Nogueira 64) e Oliveira;
M.Fernandes, Jordão e Freire.

BELENENSES
Padrão; Sambinha, Alhinho, L.Horta e C.Pereira(Eurico 47);
Tózé(Avelar 83) , Carlinhos, Pinto da Rocha e Baltasar;
Moisés e Djão.


Quem ainda se lembra desse jogo deve recordar-se do «banho-de-bola» que o Sporting levou durante todo o jogo. Só Moisés desperdiçou umas cinco oportunidades de baliza aberta! Ainda assim DJÃO inaugurou o marcador aos 25m após excelente jogada individual em que foi driblando em velocidade quase desde o círculo central até se isolar e bater Meszaros com um remate por cima deste.

Como o Sporting não reagia ao festival Djão que esteve completamente indiabrado nessa noite, o árbitro Mário Luís decidiu intervir para pagar a viagem à China e, entre mil e umas pequenas faltas sempre em favor do Sporting, decidiu inventar um penalty contra o Belenenses a 4 minutos do intervalo por pretensa falta de Luís Horta sobre Freire. Jordão converteu e fez o 1-1 sem que o Sporting tivesse feito algo para o merecer. Antes do penalty já tinha anulado mais um golo limpíssimo a Djão por um pretenso fora-de-jogo inacreditável! Eu estava no enfiamento da jogada e posso assegurar que Djão estava uns bons 4 metros aquém do último defesa sportinguista! As imagens na TV também não deixaram margem para dúvidas sobre isto. Ao intervalo por protestos, o árbitro expulsou Cepeda que era suplente.

Photobucket
Belenenses sempre superior ao Sporting

Na segunda parte o jogo não se alterou e o Belenenses continuou a criar oportunidades atrás de oportunidades mas o brasileiro Moisés falhava incrivelmente, inclusive rematando ao lado com a baliza deserta e a escassos metros da linha de golo!

Até que mais uma vez Djão tem uma arrancada sensacional pela direita, cruza para finalmente MOISÉS acertar na baliza de um ângulo muito difícil. Era o 1-2 aos 76m e o jogo parecia sentenciado tal a supremacia azul e a incapacidade leonina.

Mas qual quê?! A 4 minutos do fim Alhinho protege com o corpo uma bola que vai a sair pela linha de fundo já dentro da área e Manuel Fernandes sem qualquer hipótese de lhe chegar atira-se para cima do defesa e deixa-se cair agarrando a bola. Para surpresa geral o "vendido" Mário Luís assinala o segundo penalty a favor do Sporting! Mais uma vez por protestos o «árbitro» expulsa outro jogador azul, Pinto da Rocha.

Jordão converteu de novo fazendo o 2-2. Na sequência do golo Alhinho agarra a bola para queimar algum tempo devido à inferioridade numérica e M.Fernandes dá-lhe um pontapé por detrás. Mário Luís expulsa M.Fernandes, Alhinho e Padrão! Este último tinha-se envolvido em discussão com o avançado do Sporting pela agressão a Alhinho.

Mário Luís faz o 2-2

O Belenenses terminou o jogo com dois jogadores a menos e com Baltasar na baliza. Apesar disso o resultado final manteve-se nos 2-2.

O escândalo gerou forte controvérsia durante muito tempo e o Belenenses emitiu um comunicado denunciando a arbitragem e a nomeação deste árbitro mas nada se alterou apesar do ex-árbitro Adelino Antunes ter desmascarado totalmente este verdadeiro «roubo do século» comentando as imagens televisivas.

Alfredo Farinha em "A Bola" escreveu sobre o segundo penalty: "Não vimos nada que se parecesse, mesmo remotamente, com um penalty".

Mário Luís após muito interpelado pelos jornalistas uns dias depois do jogo disse "Irei à China com quem me convidar, Sporting, Benfica ou Porto".

Photobucket
Caricatura no Jornal A Bola

Penso que este famoso e inacreditável roubo explica muito do porquê de nunca termos ganho em Alvalade porque além deste, lembro-me de outros jogos em que só não vencemos porque a arbitragem não deixou, mas esses ficarão para outros episódios...

Sem comentários: