quarta-feira, fevereiro 13, 2008

O que é feito de... Darci?



O desafio desta semana foi tentar saber do nosso ex-jogador Dimas, um extremo direito que defendeu as nossas cores durante várias épocas nas décadas de 50 e 60.

O José Romão Dimas nasceu em Almada em 7 de Maio de 1930, atingiu o auge da sua carreira nos 50 como extremo. Era um jogador veloz sobre o lado direito, uma fonte permanente de centros perigosos e tinha a fama de correr mais do que a bola.

No princípio representou o Ginásio do Sul tendo depois mudado para o Vitória de Setúbal em 1951/52 onde ajudou na subida de divisão. Na época seguinte mudou-se para o Belenenses onde fez parte da equipe principal durante 9 épocas.

Foi internacional pela 1ª vez em 1955, ajudando a vencer a Inglaterra por 3-1, com uma espectacular exibição juntamente com Matateu. Em 1956 é outra vez internacional frente à Turquia vencendo igualmente por 3-1 e ainda frente ao Brasil com derrota por 0-1, de novo com Matateu como companheiro de ataque.

Em 1960 venceu a Taça de Portugal embora não tenha alinhado na final. Depois de brilhantes anos com as nossas cores, volta a representar o Vitória de Setúbal, ajudando novamente à subida de divisão e a ser finalista da Taça em 1961/62, perdendo frente ao Benfica. Na época seguinte representou o Cova da Piedade e posteriormente o Naval 1º de Maio onde venceu o distrital.

Se fosse do Benfica teria sido muito mais vezes internacional.

Para a próxima semana o desafio será tentar descobrir o que é feito do Darci, um avançado brasileiro que representou o nosso clube na década de 90. Digam igualmente o que achavam dele como jogador.

Agradecemos todas as informações possíveis.

Sem comentários: