
Peço pois desculpa porque um espaço que se notabilizou por ser de discussão e contributo para o clube, descambou rapidamente numa Feira de Vaidades, numa Montra de Demagogia, num Ataque Diário Baixo e Sujo a Pessoas, Ideias e Projectos e, descobri hoje, mas já desconfiava, transformou-se numa Arma.
Quanto à Blogosfera poder ser uma Arma, descobri-o hoje. Há já algum tempo que se sabia poder este ser um fantástico meio de “suicídio”: quem não se lembra da famosa “entrada a pés juntos” de um candidato nas eleições de 2005, ou de uns quantos heróis de teclado que perderam as estribeiras e regurgitaram bílis a torto e a direito, acabando alguns por desaparecer sem rasto? Mas aí eram os blogs armas de auto-flagelação, incapazes de provocar efeitos nefastos noutros que não aqueles que manuseavam sem cuidado este “explosivo”. Mas, quando há coisa de um mês, surgiu um pontapé cobarde a Carlos Janela, depois de uma tarde inteira a instigar “as tropas” por este meio, surgiu em mim a inquietação: terão sido os blogs? Sim, se bem se recordam, se hoje Carlos Janela é por muitos visto como um injustiçado, há apenas um mês entoava-se a cantiga do bandido a quem tivesse coragem de fazer o trabalho sujo que purificaria o espírito Belenense e mostrasse ao país um clube mergulhado num problema e no qual os seus profissionais, competentes ou incompetentes, são agredidos na saída.
Custou-me assistir e chegar tarde de mais e, mais ainda, ver depois na TV aquela vergonha. Acabei por ficar com certezas hoje, ao saber do “comentado” murro a um bloguista, no parque das piscinas, que se comenta por aqui e se fala pelo Restelo. E que ao que se diz foi precedido de ameaças também por este meio. E para cúmulo, a agressão foi perpetrada sobre a pessoa errada… Mais uma vez, é o Belenenses que passa uma imagem de clube em guerra civil, a ferro e fogo, com uma luta fratricida pelo poder e, acima de tudo, pelos “poderzinhos”. É a vergonha completa, ou antes a completa ausência dela. E é sempre o Belém que perde.Por isso peço desculpa ao meu Belenenses, pelo tanto mal que a Blogosfera lhe tem feito. Não foi para isto que eu e tantos outros demos milhares de horas das nossas vidas. Foi para ver um Belém melhor e maior. Infelizmente, não só não o conseguimos, como criámos um monstro que está a corroer o clube e apesar da intenção generalizada ser positiva, os resultados são claramente negativos.
Levante-se a cabeça, olhem-se nos olhos os vaidosos, demagogos, brejeiros e cobardes, e caminhe-se. Não se lute contra eles, porque não vale a pena lutar contra a inoquidade. Antes haja forças e coragem para caminhar, sobre eles se preciso for, buscando no horizonte aquilo que o homem no cesto da gávea, há mais de 500 anos, perscrutava guiado pelo sonho e pelas velas com a Cruz de Cristo: o FUTURO! É disso que o Belenenses precisa. FUTURO!
Sem comentários:
Enviar um comentário