segunda-feira, outubro 04, 2004

A palavra a Carlos Carvalhal

Já todos tinhamos constatado que o nosso treinador é diferente. Diferente na forma como aborda o futebol, a sua envolvência e na sua postura. Ontem deu uma lição a um espanhol fraco de espírito.

Deixamos aqui as palavras do nosso excelente treinador, publicadas no seu Site Oficial (mais uma prova de abertura de espírito, abertura para partilhar o que pensa ao invés de se esconder):

"Sem muitas palavras...

Parabéns aos "nossos" jogadores, pelo empenho, pela disciplina táctica, pelo carácter e pelo... sentido altamente profissional. Nunca se desequilibraram nem no rigor táctico, nem em termos emocionais.

Não é fácil digerir um jogo destes e para falar do mesmo teria que falar de coisas que não gosto. Fico pelos parabéns aos nossos jogadores.

Não falo de arbitragens, porque percebo o quanto difícil é apitar. Mas também, porque normalmente "cheira" a desculpa fácil para se justificar um insucesso.
Ganhar um jogo, chegar ao final e sentir que os nossos adversários não respeitam o nosso trabalho, justificando (por vezes) com um erro do árbitro a sua derrota, não me parece justo.

Poderia chegar ao final do jogo com o Estoril e falar da grande penalidade sobre o Amaral ou o inacreditável fora de jogo ao Antchouet (vindo do nosso meio-campo), que se isolava. Recuso-me a ir por aí... Muitos dos meus colegas percebem isso e sabem que um erro do árbitro, se for devidamente aproveitado, focaliza as atenções. As crónicas e as opiniões são "desviadas" para esse atractor. É uma estratégia que resulta no nosso futebol. Não os aplaudo, mas também não os critico, pois fazem o que acham melhor para o seu clube.

Uma vitória conseguida tem sempre o suor de profissionais que merecem o meu respeito. Daí, no final do jogo dar os parabéns, principalmente aos nossos jogadores e também ao nosso adversário.
Mas existe erro e... erros!

No entanto, a arbitragem tem evoluído imenso, acompanhando a progressão da qualidade do futebol português. Temos excelentes árbitros, aos quais eu auguro um futuro promissor. Além disso, deixa-me tranquilo o facto de as suas actuações estarem a ser analisadas de forma coerente pelos Media, constituindo um claro exemplo de evolução também neste campo.
Deste modo, tenho motivos suficientes para acreditar num futuro melhor para o futebol.

Concluindo, estou convicto que o nosso percurso tem sido normal, para uma equipa que teve dois jogos em casa e três fora e contabiliza sete pontos. Bom, em minha opinião, tem sido o desempenho. Conquistamos os adeptos do futebol. São inúmeras as mensagens de diversos quadrantes do nosso futebol, a elogiar o bom futebol do Belenenses.
E esse é o maior elogio que me podem fazer..."

Sem comentários: