segunda-feira, outubro 25, 2004

Opiniões

Em todo o lado, há sempre gente com opiniões diferentes. Também nos clubes, também na Blogosfera. O mais importante é que todos se respeitem e aprendam algo com as opiniões diferentes dos outros.

Somos várias pessoas a escrever no Blog, umas com mais assiduidade, outras com menos, mas todos nós com amor ao Belenenses. É isso que nos move e nos faz perder muitas horas do nosso tempo livre.

Criticamos quando achamos que devemos criticar, felicitamos quando assim é oportuno e é isso que queremos sempre, felicitar. Infelizmente, nem sempre é possível, e quando assim é não hesitamos e damos claramente a nossa opinião. Como é óbvio, recebemos de braços abertos as críticas à nossa opinião.

O que não podemos admitir é que "encapuçados", escondidos sob pseudónimos, venham insultar quem, pouco ou muito, algo faz por amor ao clube.

Vem esta questão a propósito, em especial, dos ataques constantes de que é alvo o Eduardo Torres, pessoa que muito prezo e que tanto nos tem ensinado sobre o nosso clube através dos seus artigos. Demagogos chamam-lhe demagogo. Ele apresenta factos que suportam a sua opinião. E nunca o viram ser ofensivo com alguém que educadamente tenha exposto diferente ponto de vista. Eu tenho em muitas situações pontos de vista claramente diferentes do Eduardo, mas acho isso extremamente salutar, pois permite discutir assuntos e permite que mais facilmente se chegue a uma resposta mais completa.

Todos os artigos têm duas componentes: uma factual e outra subjectiva. Todos! Aprendemos na escola que em Aljubarrota era 1 português para cada 10 castelhanos. Aprende-se em Espanha que em Aljubarrota os portugueses eram mais do dobro e apanharam os castelhanos de surpresa. Quem tem razão?

Ao lermos um artigo puramente factual, dificilmente faremos uma análise perfeita da situação. Ao lermos um artigo puramente subjectivo, pura e simplesmente ficamos com uma ideia deturpada da situação. Ao lermos um artigo que junte as duas, conseguimos agilizar o nosso próprio raciocínio e encontrar pontes para formar a nossa opinião, mesmo que contrária à da outra pessoa. E aí é nosso dever, ao ter uma opinião contrária, também nós factual e subjectivamente colocá-la à consideração dos outros.

O Blog está aberto a todos, com as mais variadas opiniões. Basta enviarem um e-mail e o artigo será publicado, sem qualquer tipo de censura. Espero sinceramente que, como tem acontecido até agora, quem o faça escreva um artigo com paixão e razão. Porque uma sem a outra só levam à mentira.

Não posso compreender que as pessoas sejam acusadas pelo seu amor ao clube. Quem o faz, certamente não tem amor ao clube, mas sim ao seu próprio ego. O Belenenses precisa de todos os belenenses que tenham ideias e opiniões para partilhar, porque só assim ajudaremos a construír um clube cada vez melhor.

Sem comentários: