terça-feira, outubro 26, 2004

Jogadores que me marcaram - Lula

Um dos jogadores que me impressionou mais pela sua classe no Belenenses foi o Brasileiro Lula, por nós contratado à União de Leiria em 1994/95. Após ter feito uma boa época em Leiria, na altura um clube ainda sem a projecção que conseguiu granjear nos últimos anos, veio para o Belenenses fazer dupla com Paulo Madeira.

Lula havia já sido campeão mundial de clubes pelo São Paulo no início da década de 90, altura em que andou envolvido num litígio entre Famalicão e Sporting pela sua contratação. Para além disso, foi jogador pré-convocado para o Mundial de 1990 e era um jogador com uma imagem muito boa no Brasil.

Assim sendo, a sua contratação foi importante para um Belenenses que na altura se dizia no caminho do sucesso e em busca, custasse o que custasse, desse mesmo sucesso. Claro que a curto prazo viemos a constatar qual o custo dessa busca pelo sucesso (porque sucesso, nem vê-lo): um clube quase a fechar portas e o surgimento de homens com coragem que tomaram o leme e o colocaram de novo no caminho da estabilidade, condição essencial para o sucesso.

Lula era um jogador fantástico, com elevado sentido posicional e uma capacidade de desarme junto à relva perfeitamente fantástica. A seu lado, Paulo Madeira era o patinho feio da defesa, capaz de fazer alguns disparates. Na época seguinte, com a saída de Lula para o Porto, Paulo Madeira fez uma grande época, foi ao Euro96 e mostrou que afinal não era ele que era mau. Lula é que era fantástico!

Nessa temporada em que acabámos num honroso 6º ou 7º lugar (não posso precisar), perdemos uma oportunidade fantástica de ficar num 2º ou 3º lugar no campeonato, pois com o plantel que tínhamos éramos “obrigados” a lutar pelas 4 primeiras posições. No entanto, um jogo em Guimarães a umas 6 ou 7 jornadas do final, foi o início de uma curva a pique. Nesse jogo, que merecíamos ganhar (Catanha em cima da linha de golo chutou com o pé direito contra a perna esquerda!), fomos infelizes e perdemos o 5º lugar para o Guimarães.

Lula sai no final dessa época do Belenenses, após prestações espectaculares, nomeadamente com os grandes, que lhe valeram o reconhecimento público e o levaram ao Estádio das Antas, juntamente com outros colegas do Belenenses: Bino, Tulipa, Fernando Mendes e Neves. No Porto, no entanto, sofre várias lesões que lhe retiram espaço na equipa, ainda por cima numa altura em que o Porto tinha uma dupla de centrais muito rotinada e de elevada qualidade, composta por Jorge Costa e Aloísio. Ainda assim, fez alguns jogos pelo Porto nas duas épocas seguintes e era um jogador respeitado pelo público das Antas.

Na época passada Lula, já com uns 35 anos, voltou a Portugal para jogar na 2ª Liga. Não sei com que resultados práticos. Mas sei que tenho saudades de o ver jogar pelo meu Belém. Mesmo que tenhamos neste momento a melhor dupla de centrais desde o início dos anos 90. O Lula é um jogador que jamais esquecerei.

Sem comentários: