domingo, outubro 24, 2004

De Alvalade, viemos com a desilusão

Foi um jogo esquisito aquele a que assistimos ontem em Alvalade. Já li vários comentários ao jogo, e a minha leitura difere um pouco daquela que os adeptos estão a ter.

O Sporting é uma equipa a subir os níveis de confiança e de jogo, e esperava-se um ambiente intimadatório pela presença de muitos adeptos. Assim, em vez de partirmos para cima deles desde início, deixando espaço nas costas para o contra-ataque que é a sua melhor arma, entrámos em campo com uma estratégia simples:
segurar o 0-0 durante a 1ª parte
ganhar na 2ª parte, tirando partido da reacção do público

Durante a 1ª parte tivesmos um Belenenses ultra-defensivo, a fazer correr o Sporting, mas essencialmente a fazê-lo desesperar. Assim, a única oportunidade de golo do Sporting foi um lance em que Marco Aurélio falhou e em que, penso que Beto, não conseguiu empurrar a bola para a baliza. De resto, o Sporting mostrava ser um deserto de ideias e não mostrava argumentos para marcar golos.

Quando chegou o intervalo, ao ouvir a assobiadela dos adeptos do Sporting, disse ao Pedro Cruz, que estava ao meu lado: "Vamos ganhar, o Estádio já está muito nervoso. Agora vamos entrar para ganhar e o Estádio vai-nos ajudar." Era claro durante o intervalo o nervosismo dos Sportinguistas nas bancadas.

Começou o 2º tempo e o Belenenses surge sem alterações, para passados uns minutos saírem Neca e Zé Pedro e entrarem Brasília e Petrolina. Nesse momento o Belenenses domina o jogo durante uns 15 a 20 minutos, o jogo abre e o golo podia acontecer para qualquer um dos lados. É nesta altura que Antchouet falha a melhor ocasião do jogo, mas parece-me que há que ser dado mérito a Ricardo, pois a defesa pareceu-me boa. Dá-se então o que me parece, aí sim, ter sido um erro de Carvalhal, fácil de criticar agora: uma vez que o Sporting começou a "atinar" com as marcações a meio-campo e começou a tomar as rédeas do jogo, Carvalhal refrescou o meio-campo com a entrada de Tuck para o lugar de Rodolfo Lima. Ora esta troca traduziu-se em que deixasse de se pressionar os defesas e as subidas dos laterais ficaram descobertas. Apesar de Tuck ter jogado bem, foi uma substituição que desequilibrou a equipa. Na minha opinião, deveríamos ter trocado o Marco Paulo, completamente esgotado e francamente infeliz (acertou algum passe?). Mas agora é fácil falar.

Em suma, não partilho da opinião de que fomos pouco ambiciosos. Percebo porque o dizem, mas acho que há que dar valor ao facto de irmos para o jogo com um estratégia para o ganhar. E quem viu o jogo sabe que na 2ª parte tudo poderia acontecer. É preciso não esquecer que este Sporting, apesar de fraquinho, não é o Sporting de há um mês atrás. Mas compreendo que achem a estratégia muito defensiva, também o acho. Mas sei porque vi e ouvi na manhã de ontem no estágio da equipa, que havia uma vontade muito grande de ganhar. Seguindo a estratégia à risca.

Para a semana vem o Boavista, esse sim um jogo mil vezes mais importante, e em que eu acredito que vamos ganhar.

Sem comentários: