sexta-feira, outubro 22, 2004

MAIS PALHAÇADAS, NÃO!

(Artigo da autoria de Eduardo Torres)

Depois da palhaçada no Estádio do Dragão, já aqui comentada por vários de nós, que exprimiram a sua revolta pelo que se passou, e a sua revolta pela não revolta de responsáveis do nosso clube – que esperávamos fosse tão firme como educada, na melhor tradição belenense -, assistimos a uma semana inteira de números de circo e jardim zoológico!

Um clube que queria bilhetes mas não os pediu, mas mesmo assim protestou, adeptos que queriam bilhetes, mas o outro clube não lhos vendia, um clube proclamado campeão à 5ª jornada e a pensar receber a coroa na 6ª (jornada), o relato pormenorizado do épico jogo-treino desse clube com o Pinhalnovense, um Presidente de clube a chamar o outro de “sujeito”, e o referido sujeito a chamá-lo de “fantoche com cara de anjinho”, ambos sem ousarem dizer o nome (nem que fosse Sr. Vieira ou Sr. Costa), como se tal fosse a pronúncia de uma fórmula diabólica, e os jornaleiros doidinhos or destas guerras a ampliarem estas e outras declarações incendiárias – foram essas as coisas que fizeram 70 ou 80% das notícias desportivas.

E veio o fim-de-semana. Relatores deliravam com a vitória de um clube de camisola verde e branca, nem reparando que, por acaso, estava a jogar com um outro clube, que por acaso até é português. Deliravam, gritavam e cantavam loas (“loas”, não “leoas) à “salvação da pátria” (deles).

E veio o jogo das feras no Domingo ao fim do dia. O tal jogo que repórteres e jornaleiros haviam esperado ávida e penosamente, tendo até – cúmulo dos fretes! – de assistir a jogos dos “outros” (“não se pode acabar com os outros clubes(”, terá sussurrado o subconsciente de alguns). E foi lindo: jovens a atirar bolas de golfe não se sabe bem para atingir a quem, 3.000 adeptos metidos no espaço destinado a menos de 2.000, uma bola que entrou mas não foi golo, um presidente que quis falar mas cortaram-lhe o som, a mulher do mesmo com um cartaz na bancada a dizer “Orelhas, eu estou aqui” (com um desenho aparentemente alusivo ao presidente do clube rival), a mulher do mesmo a ser classificada como não mulher mas apenas namorada do que queria falar mas a quem foi cortado o pio pela malta do dito “Orelhas” - o tal que tem família e nunca arruinou empresas, mas não cumprimentou o Vale e Azevedo e festejava os golos do Porto contra o Benfica mas que agora é presidente do Benfica e está contra o Porto e já ameaçou com uma revolta quando ele decidir (onde é que já ouvimos isto?), porque o sistema que um dia antes não existia, embora já tivesse existido, voltou a existir e terá dado a vitória ao adversário… é isto o futebol português?! Numa só palavra: palhaçada! Uma só pergunta: “e não se pode cortar-lhes o pio… a todos, ao menos, reduzir-lhes o tempo de antena a 1/10?” (aqui, sem ironia, acrescento: ainda bem que o Belenenses tem um Presidente educado, a milhas de distância destas arruaças!).

E no próximo fim-de-semana o Sporting tem de ganhar! Já sabemos que eles, os próprios e não só, acham que têm que ganhar. E, mais uma vez, é contra nós. E… já vimos esta cena muitas vezes. E… o sistema tem vários donos! E… nós não somos nenhum deles! E…, não quero fazer de vate, mas, como dizia o Octávio “Vocês sabem do que é que eu estou a falar!”…

Por favor, mais palhaçadas, não! Ao Belenenses, no jogo contra o Sporting, deixem.nos ganhar, se o merecermos. Ou que sejamos derrotados (porque no desporto há ganhar e perder) mas sem anormalidades.

Mais palhaçadas, não, obrigado!

Sem comentários: