quarta-feira, agosto 27, 2008

O que é feito de... Guto?



O desafio desta semana foi tentar saber do nosso antigo defesa central brasileiro Guto.

José Augusto Bagatini, conhecido no mundo do futebol por Guto, chegou a Portugal com o título de campeão do mundo de juniores pelo Brasil e com passagens por clubes como o Vasco da Gama e o Flamengo no seu currículo. Pelo Flamengo foi campeão brasileiro em 1987, campeão carioca em 1986 e vencedor da taça Guanabara em 1984 tendo disputado 126 jogos nas 5 épocas em que alinhou no Flamengo.

Embarcou na aventura europeia para jogar no “Elvas”. No final da década de 80, concretamente na época 1987/1988, “O Elvas” competiu pela última vez na I Divisão Nacional.

Guto foi um dos titularíssimos na equipa elvense, fazendo assim a sua estreia no Campeonato e em Portugal. Apesar de a equipa de Elvas ter descido à II Divisão, Guto manteve-se fiel ao emblema que representava por mais 3 épocas.

Na temporada 1991/1992 chega ao Belenenses para jogar na II Divisão de Honra, onde Guto já competia há 3 épocas, sendo portanto, um jogador “rodado” para atacar a subida de escalão.

Nessa mesma época revelou-se um jogador firme na retaguarda do Belenenses, tendo uma importância decisiva na concretização da subida.

Na temporada seguinte (1992/1993), com o Belenenses já na I Divisão e a fazer um arranque de época espectacular, revelou-se um jogador com muito aprumo, actuando sempre em bom nível.

Em 1993/1994, fez a sua última época no Belenenses, mas, mais uma vez demonstrou toda a sua categoria, já que tanto podia jogar como central de marcação ou como líbero, era tão seguro na marcação como a organizar o jogo desde a zona defensiva.

Abandonou o Belenenses com 30 anos de idade, deixando automaticamente mais pobre o sector recuado dos Azuis do Restelo.

Retornou ao Brasil para vestir as camisas de Vitória (BA), Paraná Clube e Rio Branco, onde parou de jogar em 1996.



Para a próxima semana o desafio será tentar descobrir o que foi feito do Leal um defesa esquerdo internacional português que actuou no nosso clube. Digam igualmente o que achavam dele como jogador. Agradecemos todas as informações possíveis.

Imagens de Luis Pereira.

1 comentário:

Jorge Fernando disse...

Era meu amigo, querido Gutão descance em paz!