sexta-feira, maio 23, 2008

Projecto Imobiliário 3.0 ?

Blog do Belenenses: Luis Vieira

O jornal Record avançou ontem com a notícia de que o Belenenses tinha entregue na Câmara Municipal de Lisboa uma nova versão de um Projecto Imobiliário para o Restelo. Segundo o jornal, o Estádio e o Pavilhão são as únicas estruturas que se mantêm, estando prevista a construção de vários prédios e de um hotel.

O Projecto Imobiliário deve ser uma prioridade para o Belenenses, senão mesmo a prioridade principal, pelo que esperamos por conhecer mais detalhes. Obviamente que este, ou qualquer outro, projecto imobiliário tem que ser aprovado pelos sócios em Assembleia do clube, mas gostaríamos de saber já mais coisas.

Nomeadamente, o acordo com Santana Lopes/Carmona Rodrigues é para se manter? Ou seja, cedemos em não construr nos nossos terrenos e em troca a CML cede terrenos a norte do estádio? Ou não cedemos e vamos construir esses novos espaços nos nossos terrenos? O Estádio e Pavilhão mantêm-se? Não era melhor novas estruturas? E as piscinas?


Recordando um pouco a história, Ramos Lopes avançou em 1999 com o primeiro Projecto Imobiliário que foi aprovado em Assembleia Geral e onde se contemplava a construção de um estádio novo e a transferência para outros terrenos (possivelmente Oeiras) dos campos de treino. Este projecto viria a ser vetado pelo presidente da CML - João Soares - que não autorizava a demolição do Estádio do Restelo.



Mais tarde, o projecto foi reformulado, desistiu-se de um estádio novo, mas o projecto foi travado por um parecer negativo do IPPAR, alegando que interferia com o sistema de vistas da zona. Em 2004, Sequeira Nunes reformulou mais uma vez o projecto para se adequar às exigências do IPPAR, mas mais uma vez foi alvo de críticas.

O presidente da CML de então - Santana Lopes - apresentou em Maio de 2005 uma proposta em que o Belenenses se comprometia a não construir nos seus terrenos do Restelo e em troca a CML cederia alguns terrenos da EPUL situados a norte do Complexo.



O acordo foi mais tarde ratificado por Carmona Rodrigues e no inicio deste ano, já com um novo executivo liderado por António Costa, foi anunciada a constituição de uma comissão conjunta (CML/Belém) de acompanhamento para o projecto imobiliário. Finalmente surge o anuncio de entrega de um projecto na Câmara.

Esperar para ver...

Sem comentários: