segunda-feira, maio 19, 2008

Mister, podias ter saido pela porta grande

Blog do Belenenses: Luis Vieira

Jorge Jesus, treinador do Belenenses das últimas duas épocas, parece que finalmente rescindiu com o clube e a confirmarem-se as notícias que têm saido nos jornais, sai para ir representar o Sporting de Braga, equipa que luta neste momento para os mesmos objectivos do nosso clube.

Também concordo que Jorge Jesus foi o melhor treinador dos últimos anos, também agradeço muito o trabalho que fez, nomeadamente, ao conseguir a qualificação para a UEFA e ao conseguir a presença na final da Taça de Portugal, mas... não havia necessidade de estarmos a passar por esta "novela" do sai ou não sai!

Digo isto porque Jorge Jesus poderia ter saído pela "porta grande", os Belenenses não são ingratos, mas esta indefinição ou indecisão pode ainda causar muitos custos para o nosso clube.

Também acredito que o próprio Fernando Sequeira podia ter tido um comportamento diferente, nomeadamente, nos timings das suas decisões.

As conclusões a que cheguei, são todas baseadas no que se escreve nos jornais, pelo que nunca saberemos (a não ser que as partes envolvidas revelem) os contornos reais do que se passou. De qualquer forma, vejamos:

1º Os contractos assinados por ambas as partes são e devem ser para cumprir! O contrato de JJ apenas terminava em 2009/10!

2º - Se é verdade que Jorge Jesus tem um pré-acordo feito com o Braga desde Janeiro, a unica atitude decente que ele deveria ter tomado, e logo no momento da tomada de posse do novo presidente, seria acertar a rescisão com o Belenenses no fim da época! Ponto final! Por isso nem sequer vou acreditar nesse pré-acordo, não posso acreditar nisso!

3º O Belenenses elegeu um novo presidente em Março que, legitimamente, definiu um novo modelo de gestão. Face a este novo modelo, JJ tinha duas opções: aceitava ou não as condições.

4º Ao que parece Fernando Sequeira expôs este novo modelo e chegou mesmo a propôr a renovação do contrato do treinador por mais dois anos! É neste ponto que critico o presidente - será que isto foi feito a tempo?

5º Finalmente, JJ optou por não aceitar... Opção também legítima, mas só agora? E a que custo para o Belenenses?
- Neste momento estamos sem equipa técnica!
- Neste momento os processos de renovação de contractos foram congelados!
- Neste momento não temos uma equipa-base definida para o ano!

Já nem comento o facto de sair para um clube como o Braga... Também não comento a possibilidade de Rafael Bastos e Weldon acompanharem o treinador. Aliás, foi a SAD bracarense que desmentiu as notícias do interesse arsenalista em jogadores azuis.

Sem comentários: