quarta-feira, novembro 28, 2007

Falta de Ambição


Não sou certamente o primeiro nem o último adepto que perdeu a paciência no jogo com o Estrela da Amadora do passado Domingo, no lastro dos últimos resultados não conseguidos!

Mesmo para quem estava comodamente a ver o jogo na SportTV, como foi o meu caso, aguentar aquela eternidade de 90m de não futebol foi um suplício. Calculo então para os verdadeiros heróis que ainda se aventuraram a ir ao estádio!

Primeira evidência - o Estrela da Amadora não está no mesmo plano que o Belenenses. O Estrela é uma equipa que nunca planeia no início de época algo mais do que não descer. Não chega a uma vintena de participações na 1.ª Divisão. O Palmarés é incomparável. O orçamento para o futebol nesta época é bastante mais reduzido.

Por seu lado o Belenenses é uma das equipas da “burguesia” do futebol nacional – como Braga, Boavista, Marítimo e Guimarães. Os tais que se não ficarem do meio da tabela para cima fizeram uma má época.

Jorge Jesus adoptou antes do jogo um discurso fechado e defensivo, dando a entender no início do jogo que as equipas são iguais e um ponto não seria mau. Durante o jogo o nosso treinador esteve calmo como nunca se viu. Reagiu tardiamente com substituições (minuto 70) e nunca com uma cartada decisiva. Não vou entrar em pormenores mas num jogo que foi uma pasmaceira como é que jogadores desequilibradores como o Mendonça, que obviamente precisa de minutos, entram somente a 10 minutos do final!??! No final, na “flash interview” tem um lapso que mostra tudo … “conquistámos um ponto”!!!

Permitam-me que como mero “Treinador de Bancada” diga que não conquistámos um ponto! Perdemos dois!

No Restelo mandamos nós e temos que entrar sempre para mandar no jogo, atacar e ganhar os três pontos em disputa! Só com esta atitude se cria dinâmica de vitória! Só com essa atitude se levam adeptos ao estádio! Só com esta atitude se cativam jovens para serem futuros adeptos!

Já sei que nos comentários se falará no jogo do Dragão, sem dúvida bom, mas que só trouxe um ponto e no do Bessa, onde realmente se viu uma equipa, e sobretudo Silas e Zé Pedro, a jogarem bem … mas o que está a acontecer no Restelo esta época?!?!?

Balanço dos encontros no Restelo: vitória contra a União de Leiria (depois de estarmos a perder) e contra o Paços de Ferreira num jogo em que pouco nos superiorizámos. Derrota por dois golos com o adversário directo Sporting de Braga. Três empates, todos eles justos, com Académica, Leixões e agora o Estrela. Só nestes últimos jogos fizemos três pontos em nove possíveis. É como se tivéssemos vencido um jogo e perdido dois! Conclusão – seis jogos em casa: nove pontos em dezoito possíveis! Isto é bom?!?! É com este portfólio de resultados brilhantes que Jorge Jesus pretende alguma vez chegar a treinador de um dos três crónicos candidatos ao título???

Este não é o mesmo treinador que conhecemos o ano passado – o do discurso ganhador, com uma lógica de vitória, que montava as equipas de forma matreira!

As equipas são todas iguais?!?!? Então talvez os treinadores também devessem receber o mesmo que os outros … Será que aqui Jorge Jesus também concorda?!?!

Saudações Azuis!

Sem comentários: