segunda-feira, novembro 19, 2007

Andebol: Conferência de Imprensa desta tarde

Publicado no site oficial:

"Realizou-se hoje pelas 17h30 na Sala de Imprensa do Estádio do Restelo, uma conferência de imprensa da Direcção do Clube relativa ao conturbado momento porque passa o Andebol e a consequente reestruturação a efectuar em termos de pelouros na actual Direcção.

Nesta conferência de imprensa estiveram presentes o presidente Cabral Ferreira, o vice-presidente financeiro Viana de Carvalho, o técnico da modalidade João Florêncio e o atleta capitão de equipa Pedro Matias, sendo que, para além dos vários jornalistas presentes, também marcaram presença mais de vinte associados do Clube e os vice-presidentes Anabela Gonçalves, Barata Marques, Pedro Silva e Vitor Ferreira.

O presidente Cabral Ferreira abriu a dita conferência endereçando os agradecimentos ao nosso Capitão, Pedro Matias, por tudo, inclusive pelas tarefas extras, como gerir a equipa durante a ausência do técnico João Florêncio, coadjuvado pelo atleta Pedro Gama.

Realçou ainda a abertura e o diálogo mantido com o técnico azul, salientando que João Florêncio, por ser um treinador ambicioso, e sobretudo por acreditar no seu projecto, ao enviar a carta que enviou à Direcção do Clube teve o condão de levar à decisão agora tomada.

Cabral Ferreira referiu ainda que o actual orçamento da modalidade não é de todo exequível e que as metas definidas pela Direcção terão que ser impreterívelmente cumpridas nos aspectos financeiros.

No seguimento desta introdução, Cabral Ferreira avançou com as medidas a tomar pela Direcção do Clube e são as seguintes:

1 - No imediato , o presidente Cabral Ferreira e o vice-presidente financeiro Viana de Carvalho assumem a gestão das modalidades de alta competição, nomeadamente do Andebol, do Basquetebol, do Futsal e do Rugby.

2 - O vice-presidente Vitor Ferreira mantém-se no seu cargo como responsável máximo pelas restantes modalidades do Clube que lhe estavam adstritas.

Referiu Cabral Ferreira ainda que as receitas dos jogos dessas modalidades terão que ser superiores ao verificado até hoje, pois não correspondem à adesão que os associados têm demonstrado nos jogos de Andebol, Basquetebol ou Futsal em que têm comparecido em grande número, não sendo lógico que «estejam presentes várias centenas de associados nesses jogos e que só sejam vendidos 60 ou 70 bilhetes».

Quanto ao Andebol, vê com muito agrado a criação do Grupo de Amigos do Andebol, como já em tempos tinha acontecido e incentivou a colaboração de todos os associados do Clube que queiram disponibilizar a sua ajuda – directa ou indirectamente - para a angariação de receitas extras, como sejam a venda de publicidade estática no nosso Complexo Desportivo ou a angariação de patrocinadores para essas modalidades.

Passando às questões dos jornalistas, o técnico João Florêncio referiu que a estabilidade é necessária de modo a que a equipa desempenhe de forma tranquila aquilo para que foi construída, referindo que a crise financeira no Andebol é comum a todo o País e outros clubes, pelo que o necessário é que se estabeleça uma via de diálogo mais sensível, de forma a ultrapassar os casos mais prementes.

Por sua vez Pedro Matias referiu que foi esta possibilidade de regresso à estabilidade da modalidade e o retorno de João Florêncio ao seio do grupo de trabalho que criaram a motivação extra para a expressiva vitória em Espinho, no passado fim-de-semana.

Pegando na palavra para responder a uma questão dos jornalistas sobre prazos de pagamento, Cabral Ferreira respondeu que o Belenenses, na sua gestão, sempre pagou o que tinha a pagar, mesmo a atletas de várias modalidades com dívidas anteriores aos seus mandatos. Referiu ainda que foram deturpadas as suas palavras num jornal desportivo, acerca de não dar prazos, afirmando que proferiu essa afirmação sim, mas... referente a ex-atletas do Belenenses, não aos actuais, que são a prioridade da Direcção.

Para terminar, Cabral Ferreira referiu estar o Clube a cumprir integralmente com os valores estipulados para as várias modalidades - não os orçamentados pelas respectivas Secções –sendo que, de acordo com a vontade dos Sócios, está a fazer esses pagamentos de acordo com o sistema de gestão em duodécimos, dando o exemplo de que os primeiros duodécimos do Andebol forma aplicados nas inscrições na Liga de Andebol e em pagamentos de transportes para os vários escalões etários, onde só no passado fim-de-semana, a Secção de Andebol consumiu 1650 euros em transportes para os vários jogos efectuados.

Concluída a conferência de imprensa, entrou-se num período de dez minutos de esclarecimento aos associados, já sem a presença dos jornalistas, em que Cabral Ferreira sem entrar em detalhes referiu que o Clube foi «iludido por vendedores de ilusões no que ao Andebol respeita, prometendo patrocinios de um milhão de euros e outro de quinhentos mil euros que desde Agosto, até agora, nunca apareceram».

Respondeu ainda a questões de vários associados, num clima sadio de troca de impressões entre adeptos do mesmo Clube, sendo de referir que todos os associados presentes manifestaram o desejo e a esperança em que seja encontrada uma solução que viabilize o projecto do Andebol no nosso Clube."

Sem comentários: